Usina Ciência celebra 25 anos de produção e difusão do conhecimento

Solenidade também marca o início dos trabalhos da 12ª edição da Caravana da Ciência

18/10/2016 16h59 - Atualizado em 19/10/2016 às 14h38
Vice-reitor José Vieira destacou a importância da Usina Ciência para produção e difusão do conhecimento

Vice-reitor José Vieira destacou a importância da Usina Ciência para produção e difusão do conhecimento

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Lá se vão 25 anos de muito trabalho e dedicação para popularizar o ensino das ciências. É assim que a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas vem consolidando como um centro que desenvolve extensão voltada à formação de professores da rede básica e à difusão do conhecimento. Para celebrar a data, uma solenidade foi realizada na segunda-feira (17) e marcou o início das comemorações, com a presença de parcerios, servidores e alunos.

A cerimônia também marcou os 12 anos de parceria com a Caravana da Ciência, que tem um papel formador e acontece dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este ano o tema escolhido é Ciência alimentando o Brasil e, até a próxima sexta-feira, 23 de outubro, vai passar pelas cidades alagoanas São Luiz do Quitunde, Branquinha, Rio Largo e Palmeira dos Índios, levando várias oficinas de Química, Física, Biologia, Matemática, entre outras atividades.

Na programação comemorativa já estão agendadas outras atividades. Segundo a professora Monique Ângelo, será realizado o festival do sorvete, no dia 26 de novembro, o cineclub, que acontecerá uma vez por mês, e o pré-Enem que a Usina Ciência vai oferecer para alunos de escolas públicas. As inscrições para a primeira turma acontecerão de 5 a 16 de dezembro e o início das aulas está previsto para janeiro de 2017.   

A mesa da solenidade foi composta pelo vice-reitor da Ufal, José Vieira, pelo coordenador da Usina Ciência , Antônio Ornelas; pela coordenadora da Caravana da Ciência, Lenilda Austrilino; pelas representantes da Pró-reitoria de Extensão, Betânia Brito, e da Coordenação de Assuntos Culturais, Anna Rodrigues; pelo diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Passos, e pelo representante do Instituto de Física, Jenner Bastos.

Espaço às inovações

Para Ornelas, que é um dos fundadores, junto com a professora Lenilda Austrilino, da Usina Ciência, são 25 anos de muito trabalho em regime permanente. Ele destacou a importância dos ex-diretores e dos servidores para a consolidação do órgão. “Tivemos grandes nomes que passaram pela coordenação e foram fundamentais para o crescimento da nossa Usina: a professora Maria José Menezes, da Biologia; o professor Edmilson Pontes, da Matmática; Tânia Piatti e Reinaldo Rodrigues, da Química”, reconheceu.

Ornelas fez questão de ressaltar que a atuação da professora Tânia Piatti à frente da Usina foi determinante para a grande reformulação implementada e para dar espaço às inovações. “Ela coordenou a Usina por mais de mais de 12 anos. Eu e professor Reinaldo sempre estivemos juntos com ela e apoiamos sua administração. Nesse período, ampliamos nosso espaço, abrimos mais salas e também contamos com apoio de muitos outros docentes, como a própria Lenilda [Austrilino] e o professor Jenner [Bastos]”, reforçou.

Lenilda disse que os 25 anos são motivo de muita comemoração. “Com a mudança da Faculdade de Odontologia para o Campus A.C. Simões, o prédio ficou desocupado e pensamos em criar um centro de ciências. Tivemos o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e inauguramos, ainda de forma incipiente, a nossa Usina Ciência, onde também abrigou o Nepeal [Núcleo de Estudos e Pesquisas de Alfabetização] e o Núcleo de Informática na Educação”, relembrou.

O vice-reitor parabenizou a equipe da Usina Ciência pelo trabalho que vem sendo realizado ao longo dos 25 anos e ressaltou que a ciência, por si só, não traz felicidade; traz responsabilidade. “A condição nossa de pertencermos a uma instituição pública nos traz uma dupla responsabilidade: o que deve ser feito na produção do conhecimento e a responsabilidade social de sermos intelectuais públicos e que devemos nos manifestar, de modo crítico, sobre o que produzimos”, completou.

E completa: “Nesses 25 anos da Usina Ciência e tudo o que ela representa para a Universidade Federal de Alagoas e para o Estado, nos faz refletir que estar na Universidade é pensar de modo crítico, não só para ter a liberdade necessária para fazer as nossas pesquisas, mas também para manifestar o nosso posicionamento em relação à realidade em que vivemos”, refletiu.

Vieira destacou que esse é também um momento de celebrar, comemorar. “Trago o abraço de todos que fazem a gestão da Ufal a vocês que, de alguma maneira, participam do dia a dia desse nosso equipamento, que usufruem e trocam conhecimentos. Eu convido todos para não só desfrutar dessa instituição, mas defender o princípio fundamental para o conhecimento humano que é a liberdade de manifestar o pensamento e de produzir o conhecimento”, disse.

A caravana

Como coordenadora da Caravana da Ciência, Lenilda considera muito importante a parceria com Usina Ciência. “São 12 anos de muito trabalho, com nosso papel formador e multiplicador, e, mesmo não mais compondo a equipe da Usina, faço questão de continuar com essa parceria porque isso só nos fortalece. A caravana não teria sentido sozinha, sem participar com esse grupo que contribui para o desenvolvimento e a difusão da ciência. Cada um vai deixando um tijolo na grande construção que é a difusão da ciência”, confirmou.

Um dos parceiros desse projeto é a Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal e o diretor Francisco Passos destacou o trabalho que vem sendo realizado junto com a Caravana. “Sinto-me feliz por representar a Famed e estar como parceiro, não apenas institucional, mas de ação. A Famed é parceira institucional de fato e temos uma equipe de professores e alunos que tem se empenhado e colaborado com a caravana”, disse o diretor, acrescentando: “Nossas ações representam muito para desfazer a imagem de que a Famed é uma unidade isolada, afastada da sociedade. As pessoas precisam saber que a Faculdade de Medicina fez a opção e trabalha pelo social”.

A usina

Usina Ciência reúne o principal acervo de experimentos educativos científicos e tecnológicos de Alagoas. Dispõe de salas de exposições, laboratórios, parque científico e sua missão é contribuir para melhoria do ensino de ciências no Estado. Para isso, realiza cursos e oficinas de atualização profissional para professores da Educação Básica.

Suas ações educativas e de divulgação científica são voltadas à organização e à realização de palestras, mostras, shows de Química e de Física, orientação na elaboração de trabalhos escolares para feiras de ciências e mostras científicas. Outro trabalho importante da Usina é o empréstimo de materiais didáticos [kits experimentais, livros, CDs e DVDs] para as escolas.

A Usina está vinculada à Pró-reitoria de Extensão e desenvolve várias ações em parceria com outros órgãos da Ufal: os Institutos de Química e Biotecnologia (IQB), de Física (IF) e de Geografia e Meio Ambiente (Igdema), Centro de Educação, Museu de História Natural, Labmar, entre outros

Em sua estrutura organizacional, possui os núcleos de Astronomia e Informática. O primeiro, resultado de parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), que desenvolve programas de observação celeste em praças e localidades públicas e de observações do céu com ajuda de telescópios. Essa atividade é realizada aos sábados, no pátio da Usina Ciência.

Por meio do Núcleo de Informática, disponibiliza gratuitamente computadores conectados à internet para o público que frequenta o local. Com isso, possibilita acesso à informação científica por meio de consulta na web e softwares, além de oferecer recursos de multimídia para a confecção de trabalhos escolares.