Ufal traz para Maceió 15º Simpósio de Qualidade de Software

Um dos grandes atrativos do evento é o concurso de aplicativos de utilidade pública

19/10/2016 09h40 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento será de 24 a 26 de outubro

Thâmara Gonzaga - jornalista

O 15º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) será realizado em Maceió no período de 24 a 26 de outubro. A promoção do evento é da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Para participar, é preciso se inscrever na página do SBQS. Os valores variam de acordo com o período e as categorias.

Palestras, tutoriais, sessões técnicas, concursos, workshops de teses e dissertações fazem parte da programação. “O evento é capaz de atender a profissionais, pesquisadores, empresas e governo. É uma oportunidade única para participar de um evento nacional da área sem ter que viajar para outra cidade do país”, destaca o técnico-administrativo do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade e coordenador-geral do evento, Reinaldo Cabral.

Um dos atrativos do Simpósio é o concurso de aplicativos de utilidade pública, que vai escolher as melhores inovações que atendam demandas do serviço público. “É uma forma de estimular o uso da tecnologia para propor um serviço que não existe, melhorar o acesso às áreas de turismo, saúde, administração, por exemplo”, destaca Reinaldo.

O SBQS é anual e pela primeira vez a capital alagoana está como sede. A edição anterior foi realizada em Manaus. “É um momento que reúne indústria, governo e academia, movimenta o mercado local pelos contatos estabelecidos entre empresa, pesquisadores de renome nacional e poder público. Conclamo toda sociedade a participar”, reforça o coordenador.