Ufal solicita reforço na segurança do campus em Maceió

Vice-reitor destacou que dentre as medidas emergenciais estão melhoramento da iluminação e intensificação da ronda policial

17/10/2016 18h02 - Atualizado em 26/10/2016 às 11h01

Mercia Pimentel - jornalista

Em coletiva dada à imprensa, na tarde de hoje, representantes da gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informaram sobre a solicitação de reforço na segurança do Campus A.C. Simões. O vice-reitor José Vieira da Cruz destacou que dentre as medidas emergenciais estão melhoramento da iluminação e intensificação da ronda policial no entorno (portões de entrada e nos fundos), sobretudo à noite.

Atualmente, a Universidade mantém contrato com duas empresas de segurança para fazer o monitoramento do campus. São 99 profissionais, 138 câmeras mais sensores de presença. Apesar do investimento em segurança, estudantes da Residência Universitária Alagoana (RUA) foram alvos de violência armada na madrugada de hoje. Vieira disse que foi surpreendido com a notícia, mas que, imediatamente, entrou em contato com a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) para solicitar apuração do caso e outras medidas para sanar esse quadro vulnerabilidade.

Paulo Carvalho, que é gerente de Serviços Gerais e responsável pelo departamento de segurança, informou que as imagens das câmeras mostraram seis pessoas entrando pelos fundos do campus, estando dois deles armados. Relatou ainda que os indivíduos colocaram camisas no rosto para abordar o espaço e outros apareceram encapuzados. Quatro estudantes fizeram Boletim de Ocorrência (BO) para abertura do inquérito policial e as imagens já foram encaminhadas para a Polícia Federal, a quem compete a investigação.

Antes da coletiva, as representantes da Pró-reitoria Estudantil, Edna Bezerra e Silvana Medeiros, reuniram-se com os moradores da Residência Universitária para receber as reivindicações dos estudantes e encaminhá-las para a tomada de providências. Eles solicitaram, principalmente, a intensificação das rondas policiais e o aumento do contingente na RUA, inclusive nos finais de semana e nas férias.

O pedido dos estudantes foi encaminhado à Polícia Militar mediante ofício do Gabinete da Reitoria de nº 342/16, em que solicita as rondas. O superintendente de Infraestrutura, professor Márcio Barboza, reforçou que a Ufal iniciou convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para elaboração de um projeto institucional de segurança. Os técnicos da UFPE já fizeram um levantamento da realidade da universidade alagoana, devendo o estudo estar pronto até o final de novembro.