Ufal participa de 35ª Jornada Norte Nordeste de Dermatologia

03/10/2016 11h41 - Atualizado em 07/10/2016 às 14h45
Arte de divulgação

Ascom Ufal

Um evento consagrado há mais de trinta anos no calendário científico e acadêmico da medicina reunirá nomes expressivos da Dermatologia neste mês de outubro, em Maceió, com participação intensa dos profissionais da área que atuam no ambulatório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 13 a 15, a capital alagoana será local de debate, trocas de experiências e atualização de conhecimento em várias áreas dessa especialidade para profissionais, residentes e estudantes de cursos da saúde, educadores e demais interessados nos temas atuais que compõem a programação da 35ª Jornada Norte Nordeste de Dermatologia.

As inscrições para o evento estão abertas no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) regional Alagoas, com valores diferenciados por categoria de público. A programação e todas as informações sobre a jornada também estão disponíveis no site.

A jornada é dividida por temas de discussão, com palestras, conferências e cursos teórico-práticos. O evento traz como novidade a parceria do Grupo Brasileiro de Melanoma, que oferecerá o Curso de Atualização em Melanoma, coordenado pelo seu presidente, Elimar Gomes. Este curso será gratuito a todos os participantes da jornada, inscritos pelo site até o dia 7 de outubro. Na lista de convidados conferencistas, que vão contribuir para enriquecer o conhecimento dos participantes nos grandes temas da dermatologia clínica, estão profissionais de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Amazonas, Tocantins, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Pará, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e de Alagoas.

A abertura do evento, que transcorrerá em salas e auditório do Hotel Best Westem Premier (antigo Radisson), na orla da Pajuçara, será com o curso básico e avançado de preenchimento com ácido hialurônico, ministrado pela médica Letícia Oba Galvão, a partir das 14h do dia 13, na quinta-feira.  A programação também inclui uma atividade inédita onde os profissionais apresentam ao público, em apenas cinco minutos, sua conduta diante de casos variados. Pelo menos 12 dermatologistas participam do bloco, um dos mais dinâmicos do evento.

Segundo enfatiza o presidente da SBD em Alagoas e médico do HU, Alberto Eduardo Oiticica Cardoso, o evento foi idealizado para oferecer atualização em várias áreas da especialidade envolvendo grandes temas da dermatologia clínica, cirúrgica e estética e com objetivo de trazer resultados práticos em benefício do paciente. Pelo menos 38 dermatologistas participam das atividades como conferencistas.

A jornada será dividida nos seguintes blocos:  dia 14 - Aprendendo com os experts; cosmiatria na prática dermatológica; tira dúvidas com professores; curso teórico-prático em vídeo sobre tunelização dérmica e radiofrequência pulsada com multiagulha e indução percutânea de colágeno com agulhas; oncologia cutânea e cirurgia dermatológica 1 e 2; conferência sobre manejo clínico e cirúrgico da hidradenite supurativa. Dia 15 – grandes temas em dermatologia clínica; minha conduta em cinco minutos; curso de atualização em melanoma, seguido de palestras. O encerramento do evento ocorrerá às 18h.