Ufal participa da reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores Estudantis

Coordenadora de Política Estudantil esteve em Brasília para representar Universidade

25/10/2016 07h00 - Atualizado em 25/10/2016 às 17h52
Debates enfatizaram a importância do ensino público, gratuito e de qualidade

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas participou, entre os dias 19 e 21 de outubro, em Brasília, do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). A coordenadora de Política Estudantil, Silvana Medeiros, esteve na sede da Andifes, na capital federal para representar a Universidade. Os debates enfatizaram a importância do ensino público, gratuito e de qualidade.

O evento propôs um ordenamento das pró-reitorias estudantis e de assistência para que atuem em uniformidade. Na ocasião foi eleita a nova gestão para 2017/2018 e realizada a despedida do atual coordenador, o professor Leonardo Barbosa e Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Segundo ele, o encontro do Fonaprace é fundamental para a universidade pública brasileira. O evento organiza a atividade e a ação das pró-reitorias de assistência estudantil de todas as Instituições de Ensino Superior (Ifes), num contexto e numa conjuntura de ameaças a um conjunto de conquistas. “É muito importante que o Fórum de Assistência Estudantil esteja firme na defesa da educação como um direito, da assistência estudantil como um dever do Estado, para garantir a toda a população o acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou.

Para ele, a possível aprovação da PEC 241 coloca em risco a universidade. “Quando temos diante de nós a possibilidade de congelar os investimos sociais durante vinte anos, se coloca em risco o que hoje é uma universidade que se popularizou. Temos 66% de estudantes das Ifes com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Se nós não fizermos o orçamento dessas universidades na área da assistência estudantil, nós vamos produzir uma evasão em massa, acabando com o sonho de milhares de famílias, que poderiam ter mobilidade social e diminuir a possibilidade do desenvolvimento social e econômico do país”, enfatiza.

O evento

Criado em outubro de 1987, o Fonaprace congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil.

Entre os objetivos estão formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional; assessorar permanentemente a Andifes; participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém; promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência; e realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.