Ufal e universidade da Itália assinam convênio para ampliar intercâmbio acadêmico

Parceria inclui escolas de verão, seminários e publicações, entre outras atividades. Reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira

24/10/2016 17h22 - Atualizado em 26/10/2016 às 12h16
Reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira

Mércia Pimentel - jornalista

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Fau/Ufal) e o Dipartimento di Architettura, Design e Urbanistica da Universitá degli Studi di Sassari (Uniss) assinaram convênio para ampliar a mobilidade acadêmica aplicada a estudantes e docentes, por meio de práticas como intercâmbios, programas de estudo, estágios e colaborações em pesquisa, entre outras ações.

Na manhã desta segunda-feira (24), representantes de ambas as faculdades reuniram-se com a reitora da Ufal, professora Valéria Correia, e o assessor Internacional, Aruã Silva de Lima, para assinar o convênio e discutir sobre a importância da parceria entre as duas comunidades acadêmicas.

O convênio é fruto das atividades da bolsista do PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado) da Capes, professora da Uniss, Gabriella Restaino, que participa do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem (liderado pelas pesquisadoras Maria Angélica da Silva e Roseline Oliveira) e ensina no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Ufal.

Para Augusto Aragão de Albuquerque, diretor da FAU, a vinda do professor italiano Arnaldo Cecchini para a Ufal é uma mostra de que a assinatura desse convênio vai além de um ato administrativo, pois a troca de conhecimentos prevista no documento já foi antecipada por Cecchini, quando ministrou palestra para a comunidade acadêmica na última sexta (21) e abordou o tema Antifragilidade, Sistemas Sociais e Cidadania.

Antifragilidade

Em sua passagem pela cidade, Cecchini foi acompanhado da pesquisadora Maria Angélica da Silva. O docente italiano se disse sensibilizado com o Pontal da Barra, um "lugar de muita vida". Em palestra proferida na FAU, Cecchini defendeu a tese da "antifragilidade"; que pressupõe a reavaliação dos planos de desenvolvimento locais, conferindo um maior peso ao olhar do cidadão no seu cotidiano.

A reitora Valéria Correia elogiou a iniciativa, destacando que a Gestão também abraça a ideia, de modo que as práticas previstas no plano da FAU possam ser convertidas em planejamento e se transformem em ações positivas para a sociedade alagoana. Aruã Lima salientou que o convênio atende a uma das políticas de ações internacionais da Ufal, que é a realização de parcerias entre universidades com perfis similares para que haja equilíbrio nas ações. "Ufal e Uniss são universidades situadas em regiões que, via de regra, demandam esforços não apenas dos agentes públicos, mas das instituições de pesquisa no sentido de dar uma contribuição para a melhoria da condição de vida dos sujeitos envolvidos", comentou.

A Universidade de Sassari nasceu há mais de 400 anos, portanto, 350 anos antes da Ufal. Contudo, as similaridades entre as universidades alagoana e italiana são muitas. A temática do Turismo, a relação com o mar e com as respectivas costas de corais são alguns dos aspectos que podem promover temas de pesquisa, como o que já desenvolve, em Alagoas, a professora Gabriella Restaino.

Redes de Interação

O Departamento de Arquitetura, Design e Urbanismo da Unissis, tem empreendido esforços para que seus estudantes passem, de um a dois anos, fora da Itália, ampliando sua visão de mundo e as redes de interação. Por sua vez, a FAU/Ufal vem valorizando as possibilidades de intercâmbio com diversas ações, explicou o diretor Augusto Aragão de Albuquerque. Uma delas é a promoção de apresentação dos trabalhos dos estudantes que passam períodos fora do País.

Na Pós-Graduação os esforços se concentram na ampliação e manutenção de intercâmbios como o que acaba de ser assinado, além dos que já renderam pesquisas como o que a professora Josymary Ferrare já desenvolve também com a Itália (região de Basilicata), lembrou a coordenadora do Deha, Juliana Oliveira, durante a reunião.

O convênio recém-firmado entre ambas as faculdades inclui estudos no exterior, escolas de verão, programas acadêmicos compartilhados, co-supervisão de teses, intercâmbio de publicações, de equipe acadêmica e administrativa, conferências, seminários e programas de pesquisa conjuntos.