Semau vai discutir olhares diferentes sobre arquitetura e cidade

Evento começa no dia 25 de outubro com programação variada

20/10/2016 11h24 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Redação Ascom

O PET Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove, de 25 a 27 de outubro, a 12ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau), que este ano tem como tema Arquitetura e Reticências. A programação será realizada no Tribunal de Contas do Estado.

“A definição do termo reticências pode ser rapidamente associada à arquitetura quando entendemos que ela comunica. Representa, portanto, reticências em muitos sentidos, tanto em termos de adjetivação quanto de apropriação pelas mais variadas áreas de conhecimento, a exemplo da Física, da Filosofia, da Biologia, da Dança e, mais recentemente, do campo da Tecnologia Virtual”, esclarecem os organizadores.

A 12ª edição da Semau tem o objetivo de estimular discussões sobre arquitetura e cidade construídas por outras vias de formação do olhar. A ideia é dar ênfase ao percurso do arquiteto, que, segundo os idealizadores do evento, “sempre percorreu caminhos epistemológicos transversais para compreender e desenvolver o seu ofício”.

Com uma programação que integra nomes conhecidos da área, o evento conta com palestras, exposições e workshops, como o do professor José dos Santos Cabral Filho (UFMG), que vai abordar de forma introdutória as questões práticas da interatividade em arquitetura. Serão apresentados os princípios da cibernética que embasam as possibilidades de uma arquitetura dinâmica ou cinética, discutindo os diferentes tipos de interação (reativa, pró ativa e dialógica). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui.

Para se inscrever na 12ª Semau, siga as instruções disponíveis no site do evento , onde será possível encontrar a programação completa e outras informações. Acesse também a página do Facebook.

Nesta edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo os organizadores estarão arrecadando alimentos não perecíveis para doar a uma instituição. Quem quiser pode levar sua contribuição para os locais do evento onde haverá postos de arrecadação durante os três dias.