Projeto de extensão conta histórias para crianças com câncer

Cocar de histórias e outras narrativas latinas trabalha com literatura indígena

31/10/2016 10h09 - Atualizado em 01/11/2016 às 14h58
Professor Toni Edson contando histórias na Casa da Criança com Câncer

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Crianças e adolescentes atendidos pelo Setor de Oncologia do Hospital do Açúcar, em Maceió, receberam a visita, na quinta-feira (26), de um grupo da Universidade Federal de Alagoas e isso mudou um pouco a rotina na Casa da Criança com Câncer. Essa atividade integra o projeto de extensão Cocar de histórias e outras narrativas latinas e promoveu um momento lúdico com a contação de histórias.

O grupo, coordenado pelo professor da Escola Técnica de Artes, Toni Edson, levou música e contos, baseados em pesquisas feitas a partir da literatura indígena. “Nós desenvolvemos pesquisas sobre a tradição oral indígena levada para a literatura, seja ela escrita por índios ou não, e contamos essas histórias para públicos de todas as idades”, disse Toni.

Esse projeto de extensão foi aprovado pelo Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal e começou as atividades no último mês de setembro. A ida à Casa da Criança com Câncer foi a primeira intervenção feita pelo grupo, antes da grande estreia que será durante a 4ª edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e de 12 a 15 de dezembro, nos campi e unidades da Ufal no interior.

Em atividade

Dentro das ações do projeto, o grupo, formado por cinco bolsistas e sete voluntários, se reúne todas as terças-feiras para ler, fazer jogos teatrais e contar histórias. Paralelo a isso, os bolsistas fazem atividades permanentes de levantamento de informações sobre a tradição oral indígena, presente na literatura, constroem as histórias e também ensaiam a contação delas.

“Também queremos abrir para discussão com os participantes a temática que abordamos no nosso trabalho”, destacou o professor Toni sobre os planos a partir da estreia no Caiite.