Professor da Universidade de Cincinnati virá à Ufal no próximo dia 24

17/10/2016 15h50 - Atualizado em 18/10/2016 às 11h53
John B. Hogenesh

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O professor John Hogenesh, renomado cronobiologista americano e professor do Departamento de Fisiologia Celular e Molecular da Universidade de Cincinnati, EUA, estará na Ufal, no próximo dia 24 de outubro, e fará uma palestra com o tema “Time for precision medicine: from big data to improved therapeutics”. A palestra terá início às 15h30 no auditório do LCCV e é aberta à comunidade acadêmica, mas para participar é preciso confirmar interesse pelo email deandrade.tiago@gmail.com.

O pesquisador também irá participar do 14º Simpósio Brasileiro de Cronobiologia que será realizado em Marechal Deodoro, no período de 26 a 28 de outubro. Em sua visita à Ufal, o pesquisador visitara ainda o Laboratório de Cronobiologia Molecular do Campus Arapiraca, coordenado pelo professor Tiago Gomes de Andrade da Famed e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde-ICBS. A visita tem por finalidade a consolidação de parcerias científicas.

John B. Hogenesh

O foco principal de seu trabalho é investigar a rede de genes do relógio em mamíferos a partir de perspectivas genômicas e computacionais para aprofundar a compreensão sobre ritmos circadianos. Hogenesch também tem contribuído para o campo orientando cientistas como Satchin Panda e tem colaborado com mais de 25 outros cientistas em uma variedade de artigos que cobrem uma variedade de tópicos incluindo sinalização de CREB, sinalização de NFkB, canais de TRP, sinalização por melanopsina, splicing tecido específico, função de RNAs não-codificantes, e métodos e algoritmos de mapeamento em RNA-seq.