Plenária estudantil debate a situação das políticas de assistência

A proposta é criar o fórum estudantil para estreitar a relação da gestão com os estudantes

07/10/2016 16h08 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Lenilda Luna - jornalista

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (7) a plenária estudantil, convocada pela Pró-reitoria Estudantil (Proest), para debater a criação do Fórum de estudantes. "Queremos os estudantes opinando na Política Estudantil da Universidade Federal de Alagoas. O Fórum será um espaço de diálogo permanente entre a gestão e a comunidade estudantil", declarou Analice Dantas, pró-reitora estudantil.

No início do encontro, a professora Edna Bezerra, da Coordenadoria de Ações Acadêmicas, promoveu a apresentação dos representantes de Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes e outras entidades representativas, e convidou estudantes para recitarem o poema Estatuto do Homem, de Thiago de Melo, e ela mesma recitou Canção, de Bertold Brecht. "A poesia também nos ensina a resistir e lutar", refletiu a professora.

A reitora Valéria Correia fez uma breve avaliação da situação política nacional, destacando os cortes de verbas para as universidades públicas e o contexto de dificuldades para a implementação da política de assistências estudantil. "A gestão está representada nos fóruns nacionais pleiteando que a assistência estudantil seja uma política de Estado e não de Governo", declarou a reitora.

Valéria Correia também destacou os prejuízos para as políticas sociais caso a PEC 241 seja aprovada no Congresso. "O congelamento dos gastos públicos por 20 anos e a não realização de concursos nesse mesmo período vai impactar duramente na Saúde e na Educação. A emenda à constituição obriga a redução de gastos retirando Direitos e reduzindo serviços sociais", questionou a reitora.

A reitora ressaltou a importância, principalmente nesse contexto, de aproximação e diálogo na comunidade universitária. "Vocês, estudantes, são a maioria nesta comunidade. Cerca de 30 mil pessoas. Queremos contar com o protagonismo de vocês na formulação de propostas e na ação concreta", destacou a reitora Valéria Correia.