Pesquisador português volta a Alagoas para estudos no Rio São Francisco

Catedrático da Universidade do Porto, Carlos Azevedo estará na Universidade Federal de Alagoas de 6 a 15 deste mês

03/10/2016 15h47 - Atualizado em 04/10/2016 às 12h21
Carlos Azevedo e os participantes do projeto sobre microparasitas de peixes no Rio São Francisco

Carlos Azevedo e os participantes do projeto sobre microparasitas de peixes no Rio São Francisco

Diana Monteiro - jornalista

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas receberá, na quinta-feira (6), o professor Carlos Azevedo, considerado um dos grandes especialistas na área de microparasitas de organismos aquáticos. A visita faz parte dos estudos científicos por conta da cooperação científica entre as duas instituições, efetivado em 2014 para pesquisas sobre microparasitas de peixes do Rio São Francisco, litoral de Alagoas e Sergipe.

Para o desenvolvimento dos estudos com ênfase em microscopia eletrônica e biologia, a cooperação conta com a participação do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O pesquisador da Ufal, Emerson Soares, destaca que cerca de ao menos duas espécies novas estão sendo descritas pelo especialista: "O interesse dos trabalhos é conhecer possíveis microparasitas que infestam os peixes e que possam causar doenças", frisou.

Carlos Azevedo é autor de mais de 250 artigos na área e há 25 anos realiza estudos no Brasil e assegura que grande parte dos peixes, principalmente de água doce, estarão parasitados. “As pesquisas realizadas descreveram mais de 50 novas espécies de microparasitas da fauna brasileira”, enfatiza Emerson. Os estudos científicos são feitos no Laboratório o de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e, além de Emerson Soares, conta com a participação dos pesquisadores Elton lima e Themis Silva, da Ufal, e de José Milton, da Universidade Federal de Sergipe.