Museu Théo Brandão participa da Campanha Outubro Rosa

MTB realiza dia de ações relacionadas à autoestima das mulheres que enfrentam o tratamento de câncer

07/10/2016 09h13 - Atualizado em 13/10/2016 às 14h49

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai realizar uma programação especial em apoio à campanha “Outubro Rosa”. No dia 11 deste mês, das 9h às 17h, haverá o “Museu Théo Brandão no Outubro Rosa”, um dia de ações relacionadas à autoestima das mulheres que enfrentam o tratamento de câncer.

O evento será iniciado às 9h, com o coral do Grupo de Mama Renascer (uma ONG formada por mulheres que estiveram ou estão em tratamento de câncer de mama, e que tem por finalidade o resgate da autoestima através da busca por melhor qualidade de vida).

Em seguida, vai acontecer um bate-papo sobre a temática do “Outubro Rosa”, com a turismóloga Madalena de Oliveira (do MTB), Naydjanara Batista (representante da ONG Grupo de Mama Renascer), a professora Neiza de Lourdes Frederico (do Núcleo de Acessibilidade/Centro de Educação, da Ufal), a professora Aparecida Oliveira (do Núcleo Temático Mulher e Cidadania/ICHCA/Ufal), a assistente social Manuella Aragão, representando o Sindicato dos trabalhadores da Ufal (Sintufal).

Das 14h às 17h, será realizada uma oficina de maquiagem, com o professor Alex Cerqueira, da Escola Técnica de Artes (ETA) e uma oficina de turbantes, com a professora Nádir Nóbrega (do MTB/ICHCA/Ufal). As mulheres interessadas em participar deverão levar os materiais a serem utilizados nas oficinas. Ao final, haverá uma sessão fotográfica com as participantes.

No encerramento do evento, o público terá a oportunidade de prestigiar apresentações de dança com a Zambak Cia de dança tribal e a Companhia de dança Nefertiti Belly Dance (grupo de dança do ventre), ambas com a participação e direção da professora Ana Clara de Oliveira, do ETA.

O “Outubro Rosa” tem o objetivo de chamar atenção para o câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce. O movimento nasceu, na década de 1990, nos Estados Unidos, para estimular a participação da população no controle da doença.

Serviço:

O quê: “Museu Théo Brandão no Outubro Rosa”

Quando: 11 de outubro, das 9h às 17h

Onde: Museu Théo Brandão

Entrada gratuita

Mais informações: 3214-1716/1713/1710/1715