Gestão convoca comunidade acadêmica para planejar Fórum Estudantil

Objetivo é contar com a participação dos estudantes nas ações da política de assistência

04/10/2016 09h57 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Ascom Ufal

A reitora Valéria Correia e a pró-reitora Estudantil, Analice Dantas, convocam os estudantes da Ufal para reunião plenária, na próxima sexta-feira (7), às 10h, no Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), para articulação do Fórum Estudantil da Ufal. A reunião será para discutir o financiamento e orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e demandas e ações da Política de Assistência ao Estudante.

O Fórum será uma instância de participação, de caráter consultivo, dos estudantes no planejamento, avaliação e na execução das políticas acadêmicas e de apoio ao estudante da Ufal. De acordo com a convocatória, “a construção de um espaço de participação política e controle social dos estudantes na Universidade torna-se uma condição essencial e significativa para defesa dos direitos, debate político e formação crítica”.

Algumas questões sobre o Pnaes serão colocadas em debate na plenária, como a necessidade do programa se tornar uma lei federal, ampliar os recursos de acordo com as demandas de expansão, interiorização e democratização do ensino superior, além de avaliar estratégias que contemplem a população do Nordeste que precisa de um atendimento de assistência estudantil mais específico, considerando vulnerabilidade social.

Outras demandas como orçamento para construção de novas residências universitárias, restaurantes universitários e equipamentos essenciais à permanência dos estudantes nas instituições, a exemplo de bolsas para cursos integrais, também serão levantadas nesta reunião.

“Desde maio de 2016 estão suspensas novas inscrições [no Bolsa Permanência], salvo estudantes indígenas e quilombolas. Para esses últimos, foi estabelecido novo calendário, com apenas dois períodos de inscrições por ano, o que pode restringir o atendimento a esse público. No caso da Ufal, estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia (Campus A. C. Simões) e Medicina Veterinária, Enfermagem e Medicina do Campus Arapiraca que ingressarem a partir de 2016.2 serão os mais atingidos”, ressalta o documento convocatório para a plenária.

A reunião convocada para a próxima sexta-feira destaca a necessidade de “reação, reflexões cotidianas e posicionamento político”. O texto ressalta ainda que a pesar das dificuldades orçamentárias, a gestão da Ufal tem priorizado a assistência estudantil, “buscando envidar todos os esforços para garantir o pagamento, em dia, de todas as bolsas estudantis e auxílios que beneficiam diretamente um número importante de estudantes e manter o funcionamento de três Restaurantes Universitários”.

De acordo com o documento, o Fórum tem o objetivo de contar com o protagonismo estudantil e trabalhar “na defesa coletiva de uma Universidade, crítica, emancipadora, socialmente referenciada e democrática”, com muitos desafios, mas, transparência e participação da comunidade universitária.

Confira o documento na íntegra.