Feira na Ufal incentiva consumo de alimentos saudáveis

Projeto orienta visitantes e expõe níveis de sal, gordura e açúcar de alguns alimentos

19/10/2016 17h44 - Atualizado em 19/10/2016 às 17h49
Feirantes participam do projeto da Fanut

Feirantes participam do projeto da Fanut

Redação Ascom

A Nutrifeira organizada pelo curso de Nutrição da Ufal foi realizada nesta terça-feira (18) com alimentos saudáveis, frescos, higienizados e embalados para consumo imediato. Além de legumes, verduras, raízes e frutas disponíveis para a venda, a equipe do projeto esteve durante toda a tarde realizando atividades de orientação no Campus A.C. Simões.

Teve avaliação de gordura corporal com medidas antropométricas, verificação da força muscular com exame de dinamometria, que mede a força do aperto da mão, e exposições que tinham o objetivo de chamar atenção sobre a necessidade do hábito de se alimentar de forma saudável.

Os expositores apresentaram produtos alimentícios e suas respectivas quantidades de sal, gordura e açúcar em frascos transparentes como mostruário, dando uma ideia concreta desses conteúdos para sensibilizar as pessoas sobre suas escolhas alimentares.

Houve também a exposição da pirâmide alimentar com modelos de alimentos, que puderam ser manipulados pelos visitantes. Os organizadores realizaram ainda um jogo com perguntas sobre o câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa, e distribuição de lacinhos.

A Nutrifeira é realizada toda terceira terça-feira de cada mês, ao lado do prédio da Reitoria. O projeto é coordenado pela professora Sandra Vasconcelos, do curso de Nutrição da Ufal.