Evento vai debater segurança alimentar e nutricional

Seminário é alusivo ao Dia Mundial da Alimentação

10/10/2016 09h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Dia Mundial da Alimentação será comemorado no dia 11, terça-feira

Redação Ascom

O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) será comemorado na Ufal durante o 2º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizado nesta terça-feira (11). O evento alusivo à data tem como tema proposto pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também.

O Seminário é uma atividade vinculada aos projetos de extensão Segurança alimentar e nutricional no espaço universitário: garantindo o direito humano à alimentação adequada, coordenado pela professora Wanda Griep Hirai (FSSO) e Colhendo bons frutos: nutrição e agroecologia, coordenado pela professora Maria Alice Araújo Oliveira, do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública (Fanut).

O objetivo do evento é promover o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e agroecologia e incentivar a compra institucional de alimentos da agricultura familiar.

A partir das 7h30 os agricultores da feira orgânica da Ufal e cooperativas de agricultores vão comercializar seus produtos. A programação conta com a palestra Agricultura Familiar, Mercados Institucionais e Segurança Alimentar, com o professor Flávio Sacco dos Anjos, da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas; além de debates e uma mesa redonda sobre experiências e perspectivas da agricultura familiar no estado de Alagoas.

No turno da tarde será realizada uma oficina sobre a aquisição de alimentos da agricultura familiar e uma palestra sobre certificação orgânica. O Grupo Agroecológico Craibeiras (GAC) fará o encerramento do evento com o Café com Agroecologia.

Confira a programação em anexo.

O 2º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional conta com o apoio da Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Proest) e com a parceria do programa Mesa Brasil (Sesc-AL), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Instituto Terra Viva, Conselho Regional de Nutrição (CRN6) e Centro Universitário Tiradentes (Unit).