Entidades sindicais da Ufal promovem debate sobre a PEC 241

Palestrante convidado foi o juz federal Antônio José de Carvalho Araújo

21/10/2016 13h32 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Juiz Federal apresenta propostas alternativas à PEC 241

Juiz Federal apresenta propostas alternativas à PEC 241

Lenilda Luna - jornalista

A Associação dos docentes da Ufal (Adufal) e o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) promoveram, na manhã desta sexta-feira (21), no auditório do Centro de Educação (Cedu), um debate sobre a Proposta de Emenda Constitucional 241, que está em tramitação no Congresso Nacional. O debate faz parte de um calendário de mobilização dos servidores públicos federais contra a proposta, que é considerada pelos sindicalistas como uma ameaça aos direitos sociais.

O juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), proferiu uma palestra explanando sobre os aspectos da PEC do ponto de vista dos movimentos sindicais e associações dos servidores públicos federais. "A PEC propõe o congelamento do orçamento por 20 anos, tomando como parâmetro o ano de 2016, que já foi marcado por um agressivo corte no orçamento, que atingiu principalmente as áreas de Saúde e Educação", criticou o magistrado.

Os sindicalistas presentes externaram a preocupação com os efeitos de uma aprovação da PEC 241 e ressaltaram que várias entidades sindicais e estudantis estão mobilizadas para pressionar o Congresso. "Existem outras alternativas para equilibrar o orçamento público. É preciso fazer uma auditoria da dívida pública, cobrar aos devedores, combater a sonegação fiscal, fazer a reforma tributária para cobrar impostos sobre os dividendos das empresas e desonerar o bolsa empresário", propôs o Juiz Federal.