Delmiro Gouveia receberá a primeira edição do Caiitezinho

Campus do Sertão vai receber estudantes dos ensinos fundamental e médio

27/10/2016 09h45 - Atualizado em 31/10/2016 às 15h36
Campus do Sertão terá Caiitezinho

Danielly Bezerra – estudante de Relações Públicas

Durante os dias 14 e 15 de dezembro deste ano, o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberá o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), um evento consolidado que chega à quarta edição. Logo em seguida, será a vez do Caiitezinho, uma iniciativa idealizada pelo curso de Pedagogia, previsto para acontecer no dia 16.

Além dos pedagogos, a versão para crianças e adolescentes será conduzida por alunos e professores dos cursos de Geografia, Letras, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. A proposta é receber alunos das redes estadual e municipal de Delmiro Gouveia e cidades vizinhas para a sede do Campus do Sertão. Haverá atividades acadêmicas acessíveis ao público de fora da Universidade como oficinas e experimentos científicos, além de ações de performance artística como teatro, cinema e música, nos períodos da manhã e tarde.

O coordenador do curso de Pedagogia, Marcos Sobral, esclarece que o evento assume o caráter extensionista, no sentido de vincular a população do entorno e cidades vizinhas à Universidade e, criar, especialmente na juventude sertaneja, o desejo de fazer parte da comunidade acadêmica da Ufal. O intuito dessa edição é fazer circular o conhecimento e proporcionar às crianças e adolescentes da região o contato com os saberes e as produções universitárias.

Para ele, a expectativa para o Caiitezinho é a melhor possível, tendo em vista que Universidade representa um papel muito importante na sociedade local. “Estar em contato com a comunidade é sempre uma oportunidade de aprendizado, ao ouvi-los nós os conhecemos e nos aproximamos do cotidiano das pessoas. A troca de aprendizados faz com que também possamos identificar oportunidades de pesquisa e extensão”, conclui.

Com essa edição inovadora, os pesquisadores da Ufal recebem as escolas onde os projetos dos cursos são desenvolvidos, o que deve conectar os alunos com faixa etária entre 4 e 16 anos. O objetivo é oferecer aos alunos e professores atividades diversas que assegurem além a formação crítica do conhecimento, informação, conscientização e entretenimento.

As escolas interessadas que ainda não estão escaladas para participar do evento devem encaminhar as informações para o e-mail coord.pedagogiasertao@gmail.com, a fim de que a coordenação possa finalizar a programação e agendar as visitas dos alunos à Ufal.

Para acompanhar as notícias sobre o Campus do Sertão, clique aqui. Continue informado sobre o Caiite 2016 acessando a página oficial do evento no Facebook e no site.