Debate, palestras e lançamento marcam 6 anos de fundação de Grupo de Pesquisa

03/10/2016 15h41 - Atualizado em 04/10/2016 às 10h14
Cartaz do evento

Diana Monteiro - jornalista

Para celebrar os seis anos de fundação, o Grupo de Pesquisa sobre Estado Políticas Sociais e Educação (GEPE), do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas, promove na sexta-feira, 7 de outubro, atividades que contemplam debate e palestra, no auditório da Reitoria Campus A. C. Simões. O evento é aberto à comunidade e proporciona a oportunidade de comemorar a produção, sistematização e circulação de conhecimento no campo das políticas públicas educacionais.

A programação comemorativa começa às 16h30, com a Banca de Qualificação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Ufal focada na dissertação sobre Trabalho Docente: precarização, proletarização e adoecimento em debate da mestranda Geisa Carla Gonçalves Ferreira. A dissertação tem a orientação da professora Elione Maria Nogueira Diógenes, presidente do programa de pós-graduação, que estará junto com o professor Walter Matias Lima e Inalda Maria dos Santos integrando a banca examinadora.

Como examinadores externos foram convidadas as professoras Dalila Andrade Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Veleida Anahí da Siva, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ambas integram o Programa de Pós-graduação em Educação, das citadas instituições de ensino. Conforme a programação, após a conclusão da banca de qualificação, haverá apresentação artístico-cultural.

Conferência

Dando prosseguimento às atividades da sexta-feira, está definida, a partir das 19h15, a conferência intitulada Pesquisas em políticas públicas de educação: ética e compromisso com a transformação social, com a pesquisadora Dalila Andrade que desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em política educacional, gestão escolar e trabalho docente na América Latina.

Atualmente ela exerce a coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red Estrado), da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization - Pesquisadora PQ 1A do CNPq e é responsável pela Coleção Politicas educativas y Trabajo docente del Fondo Editorial UCH, do Peru.

Renomada pesquisadora, Dalila é autora e co-autora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Coordenou o Grupo de Trabalho Educación, politica y movimientos sociales no âmbito do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) entre 2006 e 2009, também foi diretora de Cooperação Internacional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) entre 2007 e 2009 e vice- presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2005 e 2009, tendo também presidido a entidade de 2009 a 2013.

Lançamento

A programação de celebração do seis anos do GEPE é retomada na sexta-feira (14), no auditório da Reitoria, às 18h30, com o lançamento do livro Políticas Públicas de Educação: olhares transversais, de Elione Maria Nogueira Diógenes. A partir das 19h está definida a conferência Ética, pesquisa e responsabilidade social, com o professor Anderson de Alencar Menezes, da Ufal.