Consuni debate repúdio à PEC 55 com transmissão ao vivo

Na sessão extraordinária também foram empossados os conselheiros estudantes

31/10/2016 21h51 - Atualizado em 07/11/2016 às 20h01
A sessão extraordinária do Consuni foi a primeira a ser acompanhada em tempo real em todos os campi e unidades acadêmicas da Ufal.

Lenilda Luna - jornalista

A pauta da sessão extraordinária do Conselho Universitário, nesta segunda-feira (31), foi polêmica: nota de repúdio à PEC 241; discussão acerca das ocupações estudantis e da proposta de suspensão do calendário acadêmico do Campus do Sertão (sede: Delmiro Gouveia); moção de apoio à greve dos técnicos proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal).

No início da sessão, foram empossados os novos representantes dos estudantes no Consuni, indicados pelo Conselho de Entidades de Base (CEB), que inclui a representação das entidades estudantis, como Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos dos vários cursos da Ufal. Oito titulares e oito suplentes tomaram posse.

Em seguida, aconteceu o debate sobre a proposta de moção de repúdio à PEC 241, renumerada no Senado como PEC 55. O pró-reitor de Gestão Institucional (Proginst), Flávio Domingos, apresentou uma projeção do que a PEC representa para o orçamento da Ufal, mas as intervenções destacaram os prejuízos globais da proposta em tramitação no Senado para todos os setores sociais, ameaçando direitos garantidos na Constituição de 1988.

Por unanimidade, foi aprovada a moção, com acréscimos feitos ao texto original pela Associação dos Docentes (Adufal), que também elaborou uma nota de repúdio. Além de repudiar em sua totalidade, os conselheiros aprovaram, por maioria, encaminhar o documento aos senadores de Alagoas.

Sobre a proposta da suspensão do calendário acadêmico, em função das ocupações que acontecem nos três campi, devido ao protesto contra a PEC 241, os estudantes fizeram intervenções defendendo que a medida fosse tomada não só para o Campus do Sertão, onde a mobilização efetivamente suspendeu as atividades, mas em todos os campi.

O debate foi intenso, com posições de apoio ao movimento dos estudantes, mas expressando algumas preocupações em não prejudicar as atividades já realizadas. Depois de muitas discussões e posicionamentos, foi colocada em votação a proposta de suspensão do calendário acadêmico no interior, sendo aprovado por 32 votos favoráveis e uma abstenção, a suspensão do calendário acadêmico a partir de 19 de outubro, em Delmiro Gouveia; a partir de 20 de outubro, em Palmeira dos Índios; e 24 de outubro, em Arapiraca.

Com relação à ocupação em Maceió e na Unidade de Penedo, como o movimento não chegou a paralisar as atividades acadêmicas nesses locais, os conselheiros resolveram formar uma comissão, com representantes de estudantes, técnicos e professores, para analisar o calendário acadêmico e fazer uma reprogramação que não prejudique as atividades já realizadas e que resguarde os direitos dos estudantes que estão na ocupação de serem avaliados.

O último ponto discutido, já depois das 19h, foi a moção de apoio à greve dos técnico-administrativos. Davi Fonseca, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) fez a defesa do texto, considerando a mobilização da categoria contra a PEC 241, agora PEC 55, em tramitação no Senado. A moção foi aprovada por unanimidade.

Ao final da sessão, a reitora Valéria Correia parabenizou os conselheiros pela participação. "Essa é uma sessão histórica, pelo posicionamento em defesa da Universidade e dos direitos sociais e também por ser a primeira transmitida ao vivo. Parabenizo a equipe do NTI e da Ascom por esse trabalho", finalizou a reitora.

Transmissão ao vivo

A sessão extraordinária do Consuni foi a primeira a ser acompanhada em tempo real em todos os campi e unidades acadêmicas da Ufal. A transmissão ao vivo, coordenada por Marcelo Queiroz, assessor do gabinete, com o apoio do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Kleymerson Pereira Lins, foi saudada com entusiasmo pelos conselheiros presentes e pelo público que pode acompanhar pela internet.

No canal da Ascom Ufal, no Youtube, os internautas manifestaram-se parabenizando a iniciativa. "Muito boa essa iniciativa. Para mim, que sou aluno EaD e moro no Sertão, esse é um momento que me faz sentir mais próximo e participativo da Ufal", disse Bruno da Silva Araújo. Integrantes da comunidade universitária dos campi do interior e da capital expressaram o entusiasmo com a possibilidade de acompanhar, na íntegra, a sessão.