Comunidade acadêmica recebe pesquisadores visitantes

Paolo Gamba e Gilson Volpato estiveram na Ufal na última sexta-feira

03/10/2016 11h03 - Atualizado em 07/10/2016 às 14h46
Reitora Valéria Correia recebeu os visitantes na Ufal

Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas recebeu a visita, na última sexta-feira (30), dos professores Paolo Gamba, vice-presidente de Atividades Profissionais da IEEE Geoscience and Remote Sensing Society, e Gilson Volpato, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu, Unesp.

Gamba se reuniu com pesquisadores do Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Icat) e com um grupo de Honduras para discutir o uso de dados de sensoriamento remoto em aplicações de monitoramento ambiental e de acompanhamento de mudanças climáticas. Em seguida, ele conversou com alunos de graduação do Instituto de Computação e do Centro de Tecnologia sobre como criar e manter capítulos estudantis e profissionais da IEEE, e as vantagens de fazer parte da sociedade.

No início da tarde da sexta-feira, a reitora Valéria Correia recebeu os visitantes no gabinete e depois participou da mesa de abertura da palestra ministrada pelo professor Gilson Volpato, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). A reitora deu as boas-vindas aos visitantes e falou sobre as atividades que eles vieram desenvolver na Ufal na perspectiva da construção de um ambiente de pesquisa e pós-graduação sólido, socialmente referenciado e de qualidade.

Volpato apresentou à comunidade universitária a palestra intitulada Formação de Cientistas, na qual discutiu aspectos históricos da produção científica no Brasil e no mundo, a situação atual, perspectivas e o que a sociedade espera de cientistas comprometidos.

Dentre outras autoridades, estiveram presentes o professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), e os diretores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Iracilda Maria de Moura Lima, e do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Gaus Silvestre de Andrade Lima.