Comitê articula atividades para fortalecer ações de formação docente

Comfor tem ampliado atuação atividades internas e externas voltadas para os ensinos básico e superior

31/10/2016 08h00 - Atualizado em 01/11/2016 às 15h53

Diana Monteiro - jornalista

O curso de extensão em andamento sobre as políticas afirmativas que tem como público-alvo a equipe da Pró-reitoria Estudantil (Proest), configura-se como uma das ações de ampliação da atuação do Comitê Institucional de Formação (Comfor), da Universidade Federal de Alagoas. Criado na Ufal desde 2014, o Comitê tem o objetivo de fortalecer as licenciaturas nos eixos de gestão, ensino, pesquisa e extensão e também os projetos institucionais programados e em andamento.

“A necessidade de ampliação e de estreitar laços, ao tempo em que são estratégias visando o fortalecimento, propõem uma maior participação em atendimento às crescentes demandas da área em que atua, tanto no âmbito da Ufal, como em Alagoas”, afirma a pedagoga e doutora em Educação Jusciney Carvalho, que está à frente da coordenação do Comfor desde fevereiro deste ano.

A coordenadora informa que atualmente estão em etapa de conclusão importantes projetos focando no respeito à diversidade, conduzidos por pesquisadores e doutores da Ufal, como o projeto de extensão Escola da Terra, voltado para a educação no campo e coordenado pela professora Cristiane Pepe (Cedu). Já as especializações em Gênero e diversidade na escola; e  Educação em Direitos Humanos, coordenados pelas professoras de Serviço Social, Elvira Barreto e Mara Ramos, respectivamente, estão em fase de certificação. Há também o projeto Escola de Gestores, focado na formação de gestores de escolas municipais e estaduais de Alagoas, sob a coordenação do professor Tiago Cruz, do Cedu.

Internamente o Comfor conta com as parcerias das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex) e suas atividades na área de formação também são fortalecidas no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), assim como pelos programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Prodocência (Capes). Esse último, financia projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica, sob a coordenação do professor André Flores, do Instituto de Matemática (IM).

Recentemente dois eventos contaram com a colaboração do Comfor e reforçaram o seu papel enquanto setor conectado com as demandas internas e externas da área. A professora Jusciney Carvalho esteve no debate com foco no Exame Nacional de Ensino Médio (Enade) destinado aos graduandos dos cursos de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia promovido pela Procuradoria Educacional Institucional (P.E.I/Ufal). Ela também participou do Seminário Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) voltado às ações de formação para os alfabetizadores do estado de Alagoas.

Projetos já concluídos

Com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação Básica (FNDE) e a oferta pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), entre 2014 e 2015, além do Pnaic, o Comfor coordenou institucionalmente outros projetos importantes, com professores do Centro de Educação (Pedagogia e Educação Física), como: Projeto Aluno Integrado; Docência em Educação Infantil (Extensão); Prevenção do Uso de Drogas para Educadores da Educação Básica; Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental - Projetos de Vida; Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio.

Ações do Comitê

Ao falar dos desafios existentes para a continuidade das ações formativas, a professora Jusciney enfatiza que o maior deles é a descontinuidade dos programas federais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Segundo ela, isso contradiz a necessidade de novos investimentos para a concretização da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), já que o Plano tem entre seus objetivos a responsabilidade de garantir a formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica.

A coordenadora destaca ainda a atual expectativa com a chegada de recursos do Pnaic para a plena efetivação das ações previstas para equipe de formadores desse programa, sob a coordenação do professor Elton Fireman (Cedu). O Programa é vinculado à Secretaria de Educação Básica (SEB/ MEC), tendo a Ufal como instituição formadora, e a gestão a ser conduzida pela Secretaria do Estado de Educação de Alagoas (Seduc) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Na área de internacionalização o Comitê organizou e coordenou o Seminário internacional sobre demandas sociais nas universidades públicas: os modelos brasileiro e português de financiamento estudantil, ministrado pela professora Luisa Cerdeira, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (PT), em setembro deste ano. “A atividade resultou num debate de extrema relevância, considerando as tendências privatistas no contexto internacional da educação superior e os seus efeitos nos países de Língua Portuguesa em desenvolvimento, em particular, no nosso país”, enfatizou Jusciney.

O Comfor integrou também a abertura do seminário realizado pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGNut), que trouxe para a Ufal os pesquisadores David Bishop, da universidade australiana Victoria University e Nikolai Baastrup Norsborg, da University of  Copenhagen (Dinamarca), oportunidade em que foram apresentados tanto o contexto educacional de Alagoas quanto as estratégias de formação sob a responsabilidade do Comitê na Ufal.

Jusciney Carvalho acrescentou que a mediação das ações internas é feita junto às pró-reitorias, órgãos de apoio e também no Sistema Integrado de Monitoramento do MEC (Simec). “Também fazemos o acompanhamento no que diz respeito ao orçamento para os programas em andamento”, reforça a coordenadora que cita a gestão da Ufal e a Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied) como importantes suportes para a ampliação e articulação do Comfor visando o atendimento às demandas de formação.