Bancada federal de Alagoas recebe reitora da Ufal e afirma compromissos

Valéria Correia apresentou a campanha “Parlamentar, abrace a Ufal!”

19/10/2016 17h03 - Atualizado em 21/10/2016 às 15h09
Reitora entregou documento pedindo apoio a senador Renan Calheiros

Manuella Soares - jornalista

A reitora da Ufal, Valéria Correia, foi recebida pelo senador Renan Calheiros, nesta quarta-feira (19), em seu gabinete, em Brasília. A gestora entregou um portfólio com os projetos da Universidade e um documento que solicita apoio do senador junto ao Ministério da Educação (MEC).

Entre os pedidos estão a liberação de orçamento para que a Ufal utilize os recursos arrecadados em fonte própria, e os bloqueados pelos limites impostos pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. De acordo com o documento, “caso estes problemas não sejam equacionados, a Universidade incorrerá no aumento de sua dívida, o que será bastante prejudicial ao seu funcionamento no restante do ano de 2016 e nos anos posteriores”.

Valéria Correia também solicitou a liberação dos recursos da bancada destinados à expansão do Campus Arapiraca, além da intermediação junto ao Ministério dos Esportes para liberar os R$ 3,1 milhões para conclusão do Complexo Poliesportivo da Ufal, no Campus A.C. Simões.

Visita aos parlamentares

Os pró-reitores de Gestão Institucional, Flávio Domingos, e de Graduação, Sandra Regina Paz, acompanharam a reitora Valéria Correia nas visitas aos gabinetes de todos os parlamentares alagoanos, esta semana, em Brasília. O objetivo é apresentar a campanha: Parlamentar, abrace a Ufal!, que pede a colaboração deles para criar emendas que contemplem os projetos da Universidade.

“A gente está aqui visitando cada parlamentar para apresentar a campanha e tentar obter algum tipo de emenda”, ressaltou Valéria. O prazo para apresentação de emendas parlamentares à proposta orçamentária de 2017 termina neste dia 20 de outubro. Segundo informações da Câmara dos Deputados, cada parlamentar pode apresentar até 25 emendas de execução obrigatória, no valor global de R$ 15,3 milhões.

Durante a terça-feira (18) a reitora esteve com o no Reunião com o novo secretário da Educação Superior, Paulo Barone e com o líder da bancada Ronaldo Lessa, que já se reuniu com a bancada e firmou compromisso no apoio aos recursos do acelerador linear do Hospital Universitário.

O presidente da Comissão de Orçamento, deputado federal Artur Lira, também se mostrou solidário. “Ele se comprometeu, independente da bancada, a se reunir com os ministros da Saúde e da Educação para conseguir tanto o bunker [sala especial com blindagem para radiação] como o acelerador linear do HU para o tratamento de câncer, além da liberação dos recursos solicitados”, disse a reitora.

A visita foi repercutida na mídia local, confira no Ufal na Mídia.