ATA comemora 61 anos com programação especial até domingo

Celebração está dentro das atividades do Outubro da ATA e tem apoio da Ufal

14/10/2016 11h13 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

A edição 2016 do Outubro da ATA marca os 61 anos de criação da Associação Teatral das Alagoas, fundada pela atriz Linda Mascarenhas, considerada a grande dama do teatro alagoano. Para comemorar o aniversário, estão sendo promovidos espetáculos, leitura dramatizada e o 6º Concurso de Peças Teatrais, nas instalações do Complexo Cultural Teatro Deodoro e no Teatro de Arena Sérgio Cardoso.

Para realizar esses eventos, a ATA conta com apoio e parceria do Poder Judiciário de Alagoas, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Diretoria de Teatro de Alagoas (Diteal) e da Universidade Federal de Alagoas, por meio da Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão, do curso de licenciatura em Teatro e da Escola Técnica de Artes (ETA).

O Outubro da ATA foi instituído há dez anos e, segundo Ronaldo de Andrade, presidente da entidade e professor do curso de licenciatura em Teatro da Ufal, esse é um momento de celebrar e somar as conquistas. “Adotamos várias estratégias para realizar o objetivo de trabalhar a dramaturgia como base do teatro. Pelo que vivemos hoje, no décimo ano deste trabalho, já temos dados para avaliar o quanto de produtivo tem sido o Outubro da ATA e o quanto tem ainda por fazer”, refletiu.

A programação começou na última quarta-feira (12) e vai até o próximo domingo, 16. Nesta sexta (14), a partir das 15h, na sala de estudos do Complexo Cultural Teatro Deodoro, haverá reunião dos produtores culturais de Alagoas e, à noite, das 19h às 21h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, tem exibição de vídeo depoimento Shakespeare 400 anos, com a participação de Otávio Cabral e Lidianne Heliomarie, e leitura dramatizada de Macbeth, com atores da ATA, estudantes de Teatro da Ufal e voluntários. A direção será de Lidianne Heliomarie.

No sábado (15), vai estar em cartaz o espetáculo A Terra de Ledo Ivo, versos selecionados por Ronaldo de Andrade. No Domingo (16), terá o musical infanto-juvenil A Pricesinha Mimada e o Dragão Malvado, de Lauro Gomes e Macleim. A direção é de Juliana Teles e Rivaldo Lisboa. Os dois espetáculos serão no Sérgio Cardoso e a entrada custa R$20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Concurso

Outro ponto alto das comemorações dos 61 anos é o 6º Concurso de Peças Teatrais. O regulamento foi lançado na última quarta-feira (12) e está disponível no perfil Ata Alagoas do Facebook. A cópia do documento também pode ser solicitada pelo e-mail ataalagoas@hotmail.com. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro.

De acordo com Ronaldo de Andrade, o vencedor receberá placa e certificado e fará parte da leitura dramatizada durante o Maio Teatral 2017 e publicação na Revista Kaiti-tú. O segundo e terceiro colocados receberão menção honrosa.