Reitora Valéria Correia empossa docente para o curso do Design

Professora Juliana Donato é a primeira servidora empossada na nova gestão

27/01/2016 13h13 - Atualizado em 01/02/2016 às 17h49
Juliana Donato é a primeira servidora empossada na gestão da reitora Valéria Correia

Diana Monteiro - jornalista

A manhã desta quarta-feira, dia 27, no gabinete da Reitoria, foi marcada pela primeira solenidade de posse presidida pela reitora Valéria Correia, em seu terceiro dia de gestão na Universidade Federal de Alagoas. Acompanhada do diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Augusto Aragão de Albuquerque e pela vice-diretora do curso de Design, Thaisa Sampaio, a docente Juliana Donato de Almeida Cantalice, bastante emocionada, destacou a empolgação com o trabalho em sua área de formação e a disposição para contribuir com o crescimento da unidade acadêmica a qual passa a pertencer e com as ações institucionais voltadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Dando às boas-vindas à nova servidora, a reitora Valéria Correia e o vice-reitor José Vieira destacaram a importância da Ufal para a formação qualificada de recursos humanos conectada com os anseios da sociedade alagoana, cujo Estado continua detendo alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Você passa a integrar a maior e mais antiga instituição de ensino público do estado de Alagoas. A Ufal conta atualmente em seus três segmentos (alunos, professores e técnicos-administrativos) com 40 mil pessoas e, deste universo, 36 mil são estudantes. São muitos os desafios, e o compromisso da nossa gestão é contribuir para as mudanças sociais de Alagoas”, disse Valéria.

A coordenadora do curso de Design, Thaísa Sampaio enfatizou a importância da nova docente para a formação dos alunos. “Estávamos muitos ansiosos pela nomeação e posse da professora Juliana Donato pela larga experiência que tem, não só com ações de ensino, mas também de extensão, fundamentais para o crescimento do curso”, disse. Já o diretor da FAU, Augusto Aragão, complementou enfatizando a importância de desenvolvimento de projetos para a inserção social.

Representantes da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) também estiveram presentes à solenidade.

Design e Extensão

Oriunda do Estado da Paraíba com graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Juliana Donato fez mestrado em Produção em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desempenhou atividades acadêmicas nos últimos quatro anos, ministrando disciplina voltada para projetos de produtos em várias áreas temáticas. Como consultora do Sebrae daquele Estado, atuou em várias áreas com foco de desenvolvimento de identidades visuais, de microempresas, responsabilidade social e negócios.

Sobre o novo espaço de trabalho, Juliana destacou: “Sinto-me feliz por começar a trabalhar na Ufal, onde fui muito bem recebida na unidade acadêmica e isso representa mais um estímulo para fazer o que tanto gosto e me realizo, que é ensinar”, frisou, mostrando disposição para contribuir com a evolução do curso de Design e com a instituição.