Ticunas da Amazônia é tema de palestra na Pós em Antropologia

Palestra abordará o povo indígena mais numeroso da Amazônia brasileira

20/01/2016 14h46 - Atualizado em 26/01/2016 às 09h22

Redação Ascom

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove, dia 29 deste mês, a palestra Eu esqueço de mim (Tchau güũ ta tcha rü ngüma): o suicídio entre os Ticuna. A atividade será às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), com a professora Aline Moreira Magalhães, doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional.

O evento é gratuito e promovido pelo Grupo de Etnologia Indígena do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Ufal. A atividade busca abordar o complexo de sentidos que envolve a alta incidência de suicídios entre os Ticuna, grupo étnico mais populoso do Brasil, habitante da região oriental da Amazônia.

Será abordado esse fenômeno que articula diferentes escalas da violência colonial, dinâmicas afetivas e de parentesco, relações e crises geracionais e de gênero e feitiçaria. O intuito é refletir acerca das políticas de saúde governamentais e das interpretações culturais construídas sobre esse tema.

As inscrições podem ser feitas antes da palestra, no próprio local. Todos os inscritos receberão certificados com carga horária de quatro horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria.ppgasufal@gmail.com