Gestão realiza primeira reunião aberta com estudantes

Na ocasião, estarão presentes a reitora Valéria Correia e pró-reitoras da área acadêmica

26/01/2016 14h09 - Atualizado em 26/01/2016 às 20h22
Analice Dantas, pró-reitora Estudantil, fala da reunião a ser realizada com estudantes nesta quarta

Lenilda Luna - jornalista

Nesta quarta-feira, dia 27, às 16h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), será realizada a primeira reunião aberta da nova gestão da Universidade Federal de Alagoas com os estudantes. Estarão presentes a reitora Valéria Correia e as pró-reitoras da área acadêmica: Analice Dantas (da Proest); Sandra Regina da Paz (da Prograd) e Joelma Albuquerque (da Proex).

Foram convocados os estudantes que representam as entidades estudantis como Diretório Acadêmico, Centro Acadêmico e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Mas os estudantes, de um modo geral, estão convidados a participar. "É uma proposta dessa gestão estabelecer uma relação de diálogo permanente com o segmento estudantil", garante Analice Dantas, pró-reitora estudantil.

De acordo com ela, o DCE assumiu a tarefa de divulgar a reunião e convocar os estudantes. "Sabemos que eles realizaram uma reunião do Conselho de Entidades de Base [CEB] para debater uma proposta de pauta para esse encontro. Nós, da pró-reitoria Estudantil, temos uma grande expectativa de garantir essa relação mais próxima dos estudantes para o atendimento de suas demandas", ressaltou Analice.

Fórum Estudantil

Uma das propostas de campanha que deve ser construída a partir dessa reunião é a criação do Fórum Estudantil. "Esse fórum terá um caráter consultivo, de participação e de controle dos estudantes sobre a política estudantil. Claro que muitas reivindicações perpassam pelo cotidiano na instituição, então precisamos ter esse diálogo constante", destaca Analice Dantas.

Ela explica ainda que os estudantes devem estar atentos ao novo edital, aberto para a inclusão de novos alunos nos programas da pró-reitoria Estudantil. "São programas como bolsa pró-graduando, auxílio alimentação, auxílio moradia e novas vagas para a residência universitária. Existe uma demanda grande reprimida e isso precisa ser dialogado com os estudantes", explica a pró-reitora Estudantil.

Universalização da assistência

Analice Dantas ressalta também que um dos princípios da atual gestão é que a assistência estudantil é um direito e portanto deve ter um caráter mais universal, alcançando a todos os estudantes. "Mas temos que planejar o alcance dessa meta dentro desse contexto de crise, com cortes no orçamento", pondera a pró-reitora.

De acordo com ela, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) coloca uma série de condicionantes para a aplicação dos nove eixos que compõem o programa. "Não é só a Bolsa Permanência, mas todas as condições na perspectiva da inclusão social, da diminuição da desigualdade, no atendimento das necessidades básicas dos estudantes, que passa pelo direito à moradia, direito à saúde, direito ao transporte, à inclusão em atividades esportivas e de lazer, acesso à arte e cultura e inclusão dos estudantes com deficiência", avalia a pró-reitora.

Além disso, alguns avanços já foram alcançados na política de assistência estudantil, mas que, segundo Analice, precisam ser ampliados. "Temos o desafio de implementar a reserva de 50% das vagas para as cotas, com todas as condicionalidades previstas pelo governo federal. Para isso, vamos fazer o mapeamento dos alunos que atendem aos critérios de etnia e de baixa renda", relatou.

Toda essa política da Assistência Estudantil e das ações das demais pró-reitorias serão apresentadas aos estudantes durante a reunião dessa quarta-feira. "Também vamos apresentar aos estudantes as ações emergenciais planejadas para os primeiros 120 dias. É um plano que está em construção e a partir do diálogo vamos poder definir as prioridades", conclui a pró-reitora Analice Dantas.