Ex-aluno de Física da Ufal se destaca em pesquisa com Instituto Israelense de Ciência

Itamar Vidal atualmente é docente da federal da Paraíba, mas ainda mantém laços em Alagoas

19/01/2016 09h09
Itamar Vidal estudou na Ufal da graduação ao doutorado e agora é professor da UFPB

Redação Ascom com Agência de Notícias da UFPB

O professor Itamar Vidal, atualmente ligado ao Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, da Universidade Federal da Paraíba, foi aluno da Universidade Federal de Alagoas da graduação ao doutorado. Mesmo desenvolvendo suas atividades na Paraíba, ele ainda mantém laços acadêmicos e de amizade na Ufal. "Como ex-aluno da Ufal, tenho prazer em dividir com vocês uma importante pesquisa que coordenei como professor da UFPB", ressaltou ele.

A informação compartilhada pelo professor Itamar Vidal diz respeito a um projeto pensado por ele na área de ótica e que se tornou objeto de convênio entre a UFPB e o Weizmann Institute of Science, de Israel. O projeto foi o único do Brasil no campo da física a ser contemplado na parceria. Além disso, como informa o portal da UFPB, "...o Weizmann é a décima mais importante instituição de pesquisa do mundo e a primeira do mundo fora dos Estados Unidos".

A pesquisa, que será objeto da parceria com o Weizmann, foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O artigo sobre o estudo foi publicado na prestigiada revista americana Physical Review Letters, também recebeu destaque na revista inglesa Nature e, ainda, foi citado como destaque na página eletrônica da Sociedade Brasileira de Física (SBF).