Escola de Enfermagem promove atividade sobre hanseníase

Atividade será realizada no dia 16, no auditório Professora Vera Rocha, na Esenfar

13/01/2016 15h00

Redação Ascom

Para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate a Hanseníase, 25 de janeiro, a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará atividades para chamar a atenção para prevenção da doença. Ela é silenciosa e, se não for diagnosticada precocemente, pode causar sérios danos. O Ministério da Saúde ressalta a importância do diagnóstico na forma inicial, o que permite que os pacientes não tenham sequelas e nem tenham a vida comprometida em virtude da doença.

Pela relevância do tema e visando a uma abordagem mais detalhada sobre o assunto, no próximo dia 16, a partir das 8h, a Esenfar vai realizar o minicurso gratuito Atualização em Hanseníase para que a doença e suas nuances possam ser problematizadas. A aula será ministrada pela professora Clodis Maria Tavares, no auditório Professora Vera Rocha (no antigo Cesau).

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada, dentre os principais sintomas da hanseníase incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e pode ser realizado nas unidades de saúde.