Curso de Agronomia do Campus Arapiraca comemora dez anos

Com programação variada, graduação realizará um evento especial por mês para marcar a data

20/01/2016 15h55 - Atualizado em 20/01/2016 às 15h58
Curso de Agronomia do Campus Arapiraca comemora dez anos

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

Uma década de ensino, aprendizagens e transformações no Agreste alagoano. Esse é o panorama do curso de Agronomia do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, que chega ao seu décimo aniversário com muitas histórias para contar. E para comemorar a importante data, o curso promoverá um evento especial por mês sempre com programação variada e festiva.

"Não somente para comemorar a criação do curso, mas também pela importância que ele trouxe para a economia da região Agreste, ao formar profissionais que contribuem, principalmente, com o desenvolvimento da agricultura de Alagoas", disse o coordenador do curso, Cícero Gomes dos Santos, ao destacar a grande quantidade de formandos que, hoje, já se encontram em programas de pós-graduação em diferentes regiões do país ou atuando em empresas públicas e privadas

"Em 2011, o curso de Agronomia formou os primeiros 20 engenheiros agrônomos; no ano seguinte foram formados apenas dez - esse número baixo de alunos formados está relacionado ao período de greve e paralisação no campus. Em 2013, foram formados 21 alunos, em 2014, apenas 16, e, ano passado, 15 colaram grau. Durante essa década de funcionamento do curso, 82 alunos obtiveram o título de engenheiro agrônomo". enfatizou o professor.

Além de promover um evento por mês como forma de comemoração à década do curso, a equipe se organizou e lançou um programa especial intitulado Sou Agronomia Ufal Campus Arapiraca. "Neste ano, serão promovidos diversos eventos ligados às Ciências Agrárias e Ambientais com a realização da coordenação de Agronomia e o Centro Acadêmico Antony Moura. A ideia do Programa é realizar vários eventos acadêmicos com diferentes temáticas ao longo do ano", explicou o coordenador Marcílio de Souza Barbosa.

E a iniciativa já começou com tudo! O primeiro evento promovido pelos organizadores da campanha foi realizado na última terça-feira (19): a Calourada dos Alunos de Agronomia. Os novos graduandos conheceram o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso, além dos docentes e técnicos e toda infraestrutura de laboratórios e campo experimental. "Além disso, também houve palestras dos representantes da Biblioteca Central, do Núcleo de Assistência Estudantil, do Núcleo de Tecnologia da Informação e da Coordenação de Controle e Registro Acadêmico do Campus Arapiraca. Os novos alunos finalizaram o evento com o plantio da árvore símbolo da turma", explicou o professor Marcílio.

Acompanhe o site do curso para saber todas as novidades sobre os eventos que serão realizados durante as comemorações dos dez anos da graduação em Agronomia.

Breve histórico

O curso de Agronomia do Campus Arapiraca faz parte de todo o processo de interiorização da Ufal, cujo início se deu em 2005. Esse projeto é uma iniciativa do governo federal por meio do Ministério da Educação (MEC). A aprovação da unidade de ensino no Agreste alagoano e seus respectivos cursos se deu na Resolução nº 20/2005 do Conselho Universitário (Consuni), de 1º de agosto daquele ano.

Em se tratando do curso de Agronomia, suas atividades acadêmicas tiveram início no dia 15 de setembro de 2006, quando ocorreu a aula Inaugural do Campus Arapiraca. "A Ufal está presente no interior do Estado com ensino superior gratuito e de qualidade, dando condições à comunidade rural e agrícola, promovendo o desenvolvimento do interior alagoano com ensino, pesquisa e extensão", disse o professor Cícero Gomes.

Hoje, a graduação conta com aproximadamente 250 estudantes, 14 professores engenheiros agrônomos, e quatro técnicos: uma engenheira agrônoma, um técnico agrícola, um químico e uma técnica em Assuntos Educacionais. Visite o site do curso para mais detalhes.