Campus A.C. Simões amplia Residência Universitária e recebe Gabinete Odontológico

Solenidades celebraram entrega de últimas obras da gestão do reitor Eurico Lôbo

19/01/2016 19h23 - Atualizado em 19/01/2016 às 22h16
Prédio inaugurado é o quinto da nova Residência Universitária, no Campus. A.C. Simões

Jhonathan Pino - jornalista

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, participou do descerramento de placas em dois novos espaços no Campus A.C. Simões, em Maceió, na tarde desta terça-feira, 19. Desta vez foram inaugurados dois prédios da Residência Universitária Alagoana (RUA) e o novo espaço do Gabinete Odontológico, que agora prestará serviços na Faculdade de Odontologia (Foufal).

Na solenidade de entrega dos novos espaços da Residência, estiveram presentes ao descerramento das placas a pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Sílvia Cardeal, a pró-reitora estudantil em exercício, Ruth Vasconcelos e o diretor da Residência, Carlos Henrique Calixto. Este enfatizou que com a entrega desses dois edifícios, serão atendidos mais 54 estudantes, chegando a 135 alunos atendidos e superando o número da antiga residência, que era ao redor de 90. No entanto, o projeto inicial é que ao menos outros três prédios, cada um com capacidade para 27 alunos, sejam construídos nos próximos anos.

De acordo com o diretor, a grande diferença entre as duas residências é que enquanto a primeira possuía quartos com até quatro alunos, os edifícios no campus têm quartos mais amplos, porém, o número de residentes não passa de três. “Os dois prédios entregues estão completos, falta somente uma geladeira, que está em processo de compra. Serão mais 54 vagas para os novos residentes, que serão escolhidos no próximo edital. Dois quartos são adaptados para cadeirantes que concorrerem a essas vagas”, detalhou Calixto.

Gabinete Odontológico migra para o Campus A.C. Simões

A transferência do Gabinete Odontológico, do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, para o Campus A.C. Simões, representa maior aproximação com a comunidade acadêmica. Cláudia Ramalho, diretora do equipamento, relatou que todo o material e instrumentos foram levados para o campus. “No momento são dois equipos, mas nós estamos aguardando mais um, que a Universidade ficou de providenciar, além da cadeira para o raio-x. Aqui é bem maior e podemos trabalhar de forma mais confortável. E como a comunidade está toda aqui, temos que ir onde a clientela se encontra”, disse.

O espaço deve passar ainda por 10 dias de acabamento, para que possa voltar a atender ao público. No local serão seis dentistas e alguns alunos fazendo o atendimento pela manhã e tarde. Servidores, alunos e dependentes podem usufruir dos serviços ofertados.

A superintendente de Infraestrutura, Nélia Callado, que participou da solenidade, relatou a angústia de dois adiamentos para conclusão das obras. “É uma conquista não só da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura], pois a gente conseguir executar essa pequena reforma é uma conquista para toda a gestão e para o Gabinete Odontológico, uma vez que está saindo para uma instalação melhor e mais perto da comunidade acadêmica”, pontuou.

Em tom de despedida, o reitor Eurico Lôbo agradeceu a toda a sua equipe presente, pelo trabalho nos últimos quatro anos. “Ao entregar essa obra, a gente tem que agradecer ao empenho de todos aqueles que atuam de forma propositiva, diante dos empasses, das barreiras do dia a dia, à superintendência da professora Nélia, à Progep e à Proest com toda a questão de gerenciamento, sejam de recursos, seja de política que leva ao atendimento do público.  Quando a gente chega ao resultado, percebe-se que se trata de um trabalho de um conjunto de pessoas, para que acontecesse. Para o reitor, talvez em alguns momentos, pode até ser o mais fácil, porque a ele cabe, conhecendo as pessoas que estão na equipe, dar autonomia para que trabalhem. Conhecendo o engajamento dos envolvidos, talvez esse seja o maior mérito nosso”, disse.