Aulas do curso de Medicina em Arapiraca começam na próxima segunda-feira

Em reunião, reitor Eurico Lôbo confirmou início das atividades e recepção aos 30 primeiros alunos

14/01/2016 20h09 - Atualizado em 14/01/2016 às 22h11
Reunião do reitor Eurico Lôbo com docentes e técnicos do Campus Arapiraca contou com a presença do procurador federal, Paulo César

Jhonathan Pino - jornalista

Em reunião com docentes e técnicos de Medicina do Campus Arapiraca, o reitor Eurico Lôbo confirmou, para a próxima segunda-feira, 18, o início das aulas e a recepção dos 30 primeiros alunos do novo curso daquela unidade de ensino. Na oportunidade, ele enfatizou que as atividades terão início porque houve a aprovação de uma comissão do Ministério da Educação (MEC), responsável pela avaliação da criação de cursos.

“A iniciativa da criação do curso de Medicina foi nossa, da gestão, mas o funcionamento não é o reitor que define. Existe uma comissão nacional designada para esse fim, que define as prerrogativas, é fruto de uma avaliação feita in loco”, lembrou.

O reitor disse ainda que, em maio do ano passado, o presidente da Comissão, professor Henry Campos, visitou o Campus Arapiraca e produziu um relatório elogiando o quadro de professores e técnicos do curso de Medicina, em grande parte formado por doutores e pós-doutores. “Ele elogiou também a metodologia diferenciada, baseada na resolução de problemas médicos e apontou a necessidade de conclusão do Laboratório de Anatomia, o que já está em processo de finalização e deve começar a funcionar no fim de fevereiro, quando começarem as aulas no local”, pontuou.

Ao lado de sua equipe de pró-reitores, Amauri Barros, de Graduação (Prograd), Silvia Cardeal, de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), e Pedro Valentim, de Gestão Institucional (Proginst), Eurico Lôbo acrescentou que parte dos docentes já está contratada há cerca de um ano e as outras contratações deverão ser feitas conforme o desenvolvimento do curso. Atualmente, a nova graduação já possui 13 docentes e 25 técnicos, mas o projeto estabelece que quando estiver funcionando com todas as turmas, a graduação conte com 60 docentes e 30 técnicos.

Início das aulas

O encontro na tarde desta quinta-feira, 14, foi marcado pelo reitor, como forma de esclarecer as dúvidas que pairavam entre os servidores quanto à estrutura física e pedagógica do novo curso. Alguns docentes argumentavam que parte deles ainda não possuía a capacitação necessária para lidar com a metodologia de ensino prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Ficou estabelecido que durante as duas primeiras semanas de aula, os alunos serão esclarecidos sobre a metodologia utilizada em sua formação: a Aprendizagem Baseada em Problemas que, em vez de ser realizada a partir de disciplinas tradicionais, reúne os professores para atuarem em conjunto, por meio de módulos. Por isso, como forma de atender à solicitação dos novos docentes, três professores da Faculdade de Medicina do Campus A.C. Simões, em Maceió, se disponibilizaram a dar o suporte pedagógico ao curso de Arapiraca.

Presente à reunião, a reitora eleita Valéria Correia, acompanhada de parte de sua equipe de gestão, também se prontificou a fazer uma intermediação com a Famed para que o curso consiga estruturar os próximos módulos. “Não temos como não começar na segunda-feira. Vamos apreendendo as demandas dos professores e já iniciei uma conversa com a Famed para fazer esse auxílio ao Campus Arapiraca”, destacou.

Também estiveram na reunião os diretores, geral e acadêmico, do Campus Arapiraca, Eliane Aparecida e Arnaldo Tenório, respectivamente; a superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Nélia Callado, e o coordenador pro tempore do curso de Medicina, Rodrigo Freitas.