Estudantes da Ufal em Santana são aprovados em mestrado de Economia

Adeilton Filho e Ermerson Henrique ainda estão concluindo a graduação em Economia

11/12/2015 17h10 - Atualizado em 11/12/2015 às 20h01

Anderson Santos - jornalista e professor da Ufal

Dois estudantes da Unidade de Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas foram aprovados para o mestrado em Economia Aplicada da Ufal. Adeilton Filho e Ermerson Henrique estão concluindo a graduação em Economia e conseguiram pontuação para duas das dez vagas do mestrado a partir do Exame de Seleção Nacional da Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec).

Adeilton é natural de Palmeira dos Índios, uma das 30 cidades que têm estudantes na Unidade de Santana de Ipanema, e defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso na última quarta-feira (9). Ao saber da aprovação, ele comemorou e agradeceu aos professores da Unidade pela conquista dessa nova etapa de vida: “Só tenho a agradecer, dizer que Santana do Ipanema tem um potencial, que virão muitos outros estudantes a galgar conquistas muito maiores do que essa em diversas outras áreas, não só acadêmicas”, afirmou.

Ermeson também destacou o potencial desenvolvido no curso, que possibilita uma formação diferenciada, com disciplinas como Desenvolvimento local, Economia solidária, Cadeia produtiva e Economia do meio ambiente. “Sempre achei que a unidade tinha um potencial imenso, tanto pelos professores que ali estavam quanto pelos os alunos e técnicos que se empenhavam para a melhoria do curso e da unidade como um todo”, revelou.

Da primeira turma da Ufal na Unidade e morador de Santana do Ipanema, Ermeson afirma ter orgulho do curso que escolheu e de estudar na Universidade e deseja voltar como docente. “Não digo um adeus à unidade, mas um até logo. Pretendo ser, como os meus professores foram para mim, alguém que inspire os alunos. Para que novos frutos nasçam e cresçam ajudando no desenvolvimento da nossa localidade”, destacou o futuro mestrando.

Segundo o professor Flávio Domingos, coordenador do curso de Economia, a aprovação dos estudantes mostra a qualidade do trabalho realizado em Santana. “Essa é a prova que o Sertão pode e dará muitos frutos, futuros economistas e, quem sabe, os futuros professores da Unidade de Santana do Ipanema”, afirmou.

A seleção para o Programa de Pós-graduação em Economia da Ufal é feita por meio do Exame de Seleção Nacional da Anpec, que inclui provas de Matemática, Estatística, Economia Brasileira, Macroeconomia, Microeconomia e Inglês.

A Ufal completou, em agosto, cinco anos de atividades em Santana do Ipanema. O resultado da aprovação reflete a qualidade do curso existente na cidade, avaliado com nota 4 (numa escala de 0 a 5) pelo Ministério da Educação e com 3 estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril.