Ufal promove Matfest voltado a alunos do fundamental ao ensino superior

Evento acontecerá entre os dias 23 e 27 de novembro

09/11/2015 18h01 - Atualizado em 13/11/2015 às 10h33

Rosiane Martins – estudante de Jornalismo

O Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá, entre os dias 23 e 27 de novembro, o Matfest, voltado para alunos do ensino fundamental, médio e superior. Este é o maior evento da área em Alagoas e acontece anualmente desde 2004, tornando-se o maior canal de divulgação da Matemática no Estado.

O Matfest acontecerá no Campus A.C. Simões, em Maceió, e, este ano, terá uma programação diversificada, com exposições, palestras e mesas-redondas.  Haverá três mesas de discussão: uma sobre projetos de extensão no Instituto de Matemática; outra sobre pós-graduações do IM e uma terceira sobre Educação Matemática: um panorama atual.

Também haverá uma seção olímpica destinada aos alunos que participaram da Olimpíada Alagoana de Matemática. As escolas participarão com apresentações de trabalhos e poderão conhecer as exposições que estarão no evento.

Já estão confirmados os professores Adán Corcho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Emilio Ashton Vital Brasil, da International Business Machine (IBM); e Mauro Luiz Rabelo, da Universidade de Brasília (UNB). Em breve serão divulgados outros palestrantes convidados.

O MatFest tem tido a colaboração de outras instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituo Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a UFRJ, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento tem abrangência regional e atrai alunos da capital e do interior de Alagoas, além de estados como Bahia, Pernambuco e Sergipe.

As inscrições vão até o dia 20 de novembro e podem ser feitas pelo site do evento. Os interessados em submeter trabalhos devem realizar a inscrição até o dia 16 de novembro.

Visitação de escolas

As escolas que desejarem visitar os laboratórios de ensino e de informática do Instituto de Matemática da Ufal, que estará disponível para visita nos dias 24 e 26 de novembro, das 14h às 17h, deverá enviar e-mail com o nome dos alunos e dia desejado para thematfestufal@gmail.com .