Ufal promove encontro de iniciação científica para celebrar 25 anos de implantação do Pibic

Também será realizado seminário de inovação; eventos acontecem em Arapiraca e Maceió

03/11/2015 19h12 - Atualizado em 03/11/2015 às 20h41

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, promove o 25º Encontro de Iniciação Científica e o 8º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Eventos marcam as comemorações dos 25 anos de implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) na instituição e acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro, em Arapiraca, e dias 10 e 12 do mesmo mês, em Maceió.

No Campus Arapiraca, o evento terá programação voltada aos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Os palestrantes serão os professores Elizabeth Sampaio de Medeiros, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e João Vicente Lima, também diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

Em Maceió, no auditório da Reitoria, haverá o encontro do Pibic e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que busca estimular jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas do desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Os palestrantes convidados serão os professores Gesil Sampaio Segundo, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), e Fábio Guedes, também diretor-presidente da Fapeal.

“A Iniciação Científica da Ufal, além de promover a ascensão acadêmica de seu alunado, estimula o ingresso na pós-graduação, formando um novo quadro de docentes mais capacitados, cooperando assim, na ascensão de novos pesquisadores”, ressaltou a professora Karina Salomon, coordenadora de Pesquisa da Propep.

Sobre o Pibic

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) teve início na Universidade Federal de Alagoas em 1990, junto à Universidade Federal de Sergipe (UFS), com financiamento de 35 bolsas pelo CNPq. Seis anos depois, a Ufal se desvinculou da UFS com uma cota de 185 bolsas do CNPq e 16 financiadas pela própria instituição, passando a gerenciar o processo de seleção de projetos e os Encontros de Iniciação Científica.

A partir daí, surge um novo conceito de seleção e acompanhamento do Pibic, por meio dos eventos anuais. Em 25 anos, cerca de oito mil bolsas foram ofertadas para graduandos e, atualmente, são 742 alunos contemplados com projetos financiados pela Ufal (298) e por instituições de fomento como CNPq (293) e Fapeal (151). A bolsa oferecida é de R$ 400 mensais durante um ano e o aluno trabalha num projeto sob a orientação de um professor.

Entre os principais objetivos do Programa, estão: contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa; proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; além de contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

Desde 2007, a Ufal aderiu também ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). À época, com dez bolsas financiadas pelo CNPq e nove pela Ufal. No último edital, de 2015-2016, o Pibiti teve 82 bolsas aprovadas.