Semana de Pedagogia discute diversidade de gênero na 7ª Bienal de Alagoas

Evento também vai abordar ensino de autistas e políticas afirmativas na educação

23/11/2015 13h23 - Atualizado em 26/11/2015 às 15h43
Semana de Pedagogia discute diversidade de gênero na 7ª Bienal de Alagoas

Manuella Soares - jornalista

Jaraguá - Pela primeira vez, o colegiado do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) integrou o Seminário Luso-brasileiro de Educação Infantil da Semana Internacional de Pedagogia. O evento acontece até a próxima quarta-feira, 25, dentro da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Na programação do último domingo (22), a professora Renata Maynart do Campus Arapiraca, mediou a mesa intitulada Diversidade cultural e de gênero: culturas infantis, escolares e familiares.

Entre os palestrantes convidados estavam os professores Paulo Manoel Teixeira, da Universidade de Porto, em Portugal, Ericka Marcelle Barbosa (Ufal), Nanci Rebouças (UFBA) e Márcia Buss-Simão (Unisul), que apresentou alguns dos resultados da tese de doutorado dela. Na pesquisa realizada com crianças entre 2 e 3 anos de idade, a professora faz uma análise como essas crianças vão construindo as noções de gênero entre elas nas relações sociais.

“Esse processo é muito rico e fundamental para que os professores possam fazer seus projetos pedagógicos para observar as formas de relação que as crianças estabelecem com o conhecimento sobre gênero”, comentou a professora Márcia, ao enfatizar a importância de levar esse debate para fora da academia, para que as famílias também tenham mais conhecimento sobre o assunto e tratem com maior naturalidade o processo de formação das crianças em relação ao gênero.

“Serve para tranquilizar os pais quando, algumas vezes, as meninas brincam com ‘coisas de meninos’ e os meninos brincam com ‘coisas de meninas’, porque isso é um processo de construção das relações de gênero e não necessariamente uma quebra de padrões que, muitas vezes, os pais têm medo”, disse, destacando as aspas.

Além desse debate, outras temáticas voltadas para o lugar da criança nas políticas públicas educacionais também foram abordadas durante todo o final de semana.

A 4ª Semana Internacional de Pedagogia também vai abordar temas relacionados às políticas afirmativas e ensino de estudantes com transtornos do espectro do autismo. Na programação, haverá ainda minicursos e oficinas todos os dias, das 8h às 12h, e comunicações orais a partir desta terça-feira, 24.