Segundo turno da consulta para reitor da Ufal movimenta o campus

Alguns locais iniciaram os trabalhos com atraso por falta de mesários; apuração será nesta sexta-feira

05/11/2015 11h08 - Atualizado em 05/11/2015 às 18h49
Segundo turno da consulta para reitor da Ufal movimenta o campus

Lenilda Luna - jornalista

Teve início nesta quinta-feira, 5, o segundo turno das consulta pública para o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No Campus A.C. Simões, em Maceió, o movimento é intenso, mas sem incidentes. Os estudantes devem comparecer à quadra coberta do bloco do curso de Educação Física; já os técnicos e docentes votam em salas separadas no Centro de Interesse Comunitário (CIC). A votação vai até 21h, na maior parte dos locais. Nos polos do interior, que não têm funcionamento noturno, as eleições vão até às 17h. A apuração vai acontecer na sexta-feira, 6.

A Comissão Central Eleitoral solicita que estudantes e servidores se apresentem para compor a mesa de recepção de votos. São três turnos de votação e ainda faltam mesários em algumas seções. Quem tiver dúvida sobre qual o local de votação, pode consultar pelo linkOs partidários das duas chapas em disputa estão respeitando a distância de 100 metros para fazer a chamada "boca de urna". Tanto a chapa 1 como a chapa 2 montaram tendas para atender aos eleitores.

Estão concorrendo aos cargos máximos da Ufal, referente ao quadriênio 2015-2019, as candidaturas:

Chapa 01 - Outra Ufal é Possível, tendo à frente Valéria Correia, diretora da Faculdade de Serviço Social, e José Vieira, coordenador do curso de História do Campus do Sertão;

Chapa 02 – Seja Mais Ufal, encabeçada por Rachel Rocha, atual vice-reitora, e José Carlos, diretor do Instituto de Matemática.

Vamos votar!

A consulta pública para o cargo de reitor foi uma conquista da comunidade universitária, nos anos de abertura política após a Ditadura Militar. Esse é um importante momento para que os segmentos da Universidade possam ser ouvidos sobre qual programa de gestão querem vem implantado nos campi. A lista tríplice ainda é apresentada formalmente pelo Conselho Universitário ao presidente da República, que se compromete a referendar o nome mais votado na consulta.

Nesse segundo turno, a Comissão emitiu a Resolução 03/2015 que garante a possibilidade de voto em separado de eleitor não relacionado em lista de votantes. Para isso, deverá comprovar o vínculo com a Universidade. O servidor pode apresentar contracheque ou declaração do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), carimbado e assinado. No caso do estudante, basta levar comprovante de matrícula carimbado e assinado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) ou por sua respectiva Coordenação de curso. Confira a integra da Resolução no anexo abaixo.

Leia mais em: Comissão eleitoral convoca comunidade universitária para votar no segundo turno.