Submissão de trabalho para Encontro de Educação Inclusiva pode ser feita até esta sexta

Professores e estudantes poderão participar também do concurso de fotografia sobre o tema do evento

13/11/2015 16h52 - Atualizado em 19/11/2015 às 13h04

Redação Ascom

Encerram-se nesta sexta-feira, 20, as inscrições para submissão de trabalhos para o 6º Encontro Alagoano de Educação Inclusiva e o 1º Encontro de Inclusão na Educação Superior. Serão realizados de 2 ao 4 de dezembro, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e as inscrição podem ser feitas até o primeiro dia do evento. O tema é Construindo caminhos para uma Educação Inclusiva: encontros e desencontros.

Durante o encontro, serão abordados temas como: Inclusão na Educação Superior, Práticas Educativas e Inclusão, Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores e Inclusão. Também haverá oficinas para produção de Materiais Visuais para Educação de Surdos, Autismo, Introdução ao Sistema Braille, Projetos pedagógicos na SRM e Tecnologia Assistiva, assim como Contação de Histórias para crianças com deficiência visual, Ludicidade e ensino de Libras, Inclusão no Ensino Superior, Dança Inclusiva e Noções Básicas de Áudio-descrição.

Os participantes do evento poderão inscrever trabalhos para apresentar na forma de Rodas de Conversa nos eixos temático do encontro. Os trabalhos a serem apresentados deverão ser relatos de experiência, com o objetivo socializar ações e atividades que estão sendo desenvolvidas em vários espaços educativos e envolvendo práticas inclusivas, bem como resultados de pesquisas.

Durante o encontro, será realizado também 3º Concurso de Fotografia Digital, que é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (Needi), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas. Aberto à participação de todas as pessoas, podendo ser fotógrafo amador ou profissional. O objetivo deste concurso consiste em estimular, reconhecer e divulgar imagens de práticas inclusivas criadas por fotógrafos que encontram na Inclusão Educacional a inspiração de sua criatividade.

Antes do encontro, no dia 27 de novembro, será realizado o 1º Fórum de Educação Bilíngue na perspectiva gesto visual, que acontecerá no auditório da Reitoria da Ufal, Campus A. C. Simões, das 9h às 17h. Durante a manhã, haverá uma palestra de abertura, com foco no bilinguismo para surdos. À tarde, serão formados grupos de discussão, com temáticas diferenciadas, na perspectiva da educação bilíngue. Para efetuar a inscrição é preciso encaminhar um e-mail para: forumbilinguismoufal@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição que deverá ser preenchida e encaminhada para o mesmo e-mail à comissão organizadora.

Já para o 6º Encontro Alagoano de Educação Inclusiva e o 1º Encontro de Inclusão na Educação Superior, as informações estão no blogVeja também o vídeo no Facebook com o convite em Libras.