Projeto da Ufal vence categoria Universidade Solidária no Prêmio Santander Universidades

Colhendo Bons Frutos, do curso de Nutrição, é coordenado pela professora Maria Alice Oliveira

25/11/2015 19h26 - Atualizado em 26/11/2015 às 15h59
Maria Alice Oliveira com o troféu, durante a cerimônia de premiação realizada em São Paulo

Rosiane Martins – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma das instituições premiadas no Prêmio Santander Universidades com o projeto Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia, uma iniciativa do curso de Nutrição, coordenada pela professora Maria Alice Oliveira. Ela esteve na cerimônia de premiação realizada no último dia 19, em São Paulo, e recebeu o prêmio na categoria Santander Universidade Solidária.

Segundo Alice, o prêmio faz com que a Universidade fique fortalecida com a articulação ensino-pesquisa-extensão, por meio do desenvolvimento de ações interdisciplinares e intersetoriais. “Acredito que o Colhendo Bons Frutos foi premiado porque tem, em sua concepção, a inserção socioeconômica de agricultores familiares, especialmente de mulheres e jovens, numa abordagem multidisciplinar, baseada no desenvolvimento local sustentável”, destacou a professora.

Alice ainda ressalta que o projeto materializa diretrizes da Segurança Alimentar e Nutricional. “Para a Universidade este projeto tem um grande potencial de mudança da realidade em uma região com indicadores socioeconômicos e de saúde muito precários”, reforçou.

Para conquistar o prêmio, a equipe da Ufal passou por intensa avaliação que contou com três etapas; uma delas foi uma avaliação em campo, onde dois representantes da equipe julgadora estiveram em Alagoas e participaram de uma ação do projeto realizado na cidade de Branquinha, município da Zona da Mata de Alagoas.

Sobre o projeto

Com muita pesquisa, integração e solidariedade, o Colhendo Bons Frutos é destinado a agricultores (jovens, mulheres e famílias) do Assentamento Zumbi dos Palmares e povoados vizinhos, à comunidade da Ufal, além de realizar ações no município de Branquinha. A proposta é promover a inclusão socioeconômica da comunidade do AZP por meio do cultivo e do beneficiamento de produtos agroecológicos, visando a atender às demandas das feiras orgânicas da Universidade. Estas acontecem semanalmente na Universidade, oferecendo alimentos orgânicos direto de agricultores da Zona da Mata alagoana; as feiras também acontecem aos domingos na praça do Centenário, no bairro do Farol.

Os benefícios dessa iniciativa implicam na geração de renda e na inclusão socioeconômica dos agricultores, seus familiares e da comunidade como um todo, além da comunidade acadêmica. Também tem uma forte inserção na comunidade do Assentamento Zumbi dos Palmares e em especial com as mulheres que compõem a Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas, fruto de uma relação que vem sendo construída há alguns anos junto as instituições parceiras.

O Colhendo Bons Frutos, que teve início em 2014, integra o Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) e é formado por seis professores do curso de Nutrição: Maria Alice Araújo Oliveira, coordenadora; Leiko Asakura, Risia Menezes, Ana Paula Grotti, Giovana Longo, Ana Cristina Lima e Wanda Hirai, da Faculdade de Serviço Social. Tem ainda a participação de dois servidores técnicos, seis bolsistas de diferentes áreas (Design, Nutrição e Comunicação) e um voluntário.

Sobre a Premiação

A 11ª edição do Prêmio Santander Universidades teve mais de 23 mil inscritos, dos quais 55 chegaram à final e 21 projetos foram premiados em categorias variadas. Juntos, eles receberam mais de R$ 2 milhões em prêmios, além de bolsas de estudos internacionais na Babson College, nos EUA, e mentoria da Endeavor e da Unisol.