Pesquisador italiano palestra sobre economia européia na Unidade de Santana do Ipanema

Estudantes, professores e pessoas da comunidade santanense participaram do evento

23/11/2015 18h04 - Atualizado em 23/11/2015 às 19h11

Redação Ascom

A Unidade de Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas recebeu, na última semana, o professor italiano Francesco Schettino, da Universidade de Nápoles, que ministrou palestra sobre a situação econômica europeia. O evento contou com um bom público entre estudantes, professores e pessoas da comunidade santanense.

Schettino apresentou a situação da Europa após a crise econômica desencadeada nos Estados Unidos em 2008 e que chegou no continente europeu dois anos depois. Segundo o pesquisador, trata-se de uma crise de acumulação, com superprodução e queda da taxa de lucro, o que fez com que países como Itália, Grécia, Portugal e Espanha passassem a ver pessoas sofrendo com a possibilidade de passar fome, não ter emprego após a formação universitária ou poder ter casa ou carro próprios.

O professor italiano indicou ainda a existência de discussões para a assinatura do Acordo Transatlântico, entre os Estados Unidos e a Zona do Euro, para disputar mercado com países como China, Rússia e os Tigres Asiáticos. Além disso, vê o desenvolvimento de uma realidade de acumulação da miséria com a de capital e um aumento da polarização de classes a partir da renda devido a eliminação progressiva da classe média, que deve aparecer mesmo no Brasil após os anos de governos do Partido dos Trabalhadores.

Carlos Silva, estudante do 8º período de Economia, destacou a importância de se ter uma visão crítica do que ocorre na Europa. “Senti-me privilegiado em ver a palestra em Santana do Ipanema, por se tratar de um professor pós-doutor de outro país”, disse.

Já a aluna Cibele Gomes, também do 8º período de Economia, apontou que a palestra serviu para desmistificar a Itália que vemos na televisão, geralmente como um paraíso. Destacou ainda sua importância para a formação na Universidade: “é como se ter um pouco do mundo aqui em Santana do Ipanema, numa palestra que vai enriquecer nossa formação, em que pudemos fazer uma comparação entre os cenários do Brasil e da Itália”, comentou.

Para Flávio José Domingos, coordenador do curso de Economia, o evento foi de grande importância para a unidade de ensino de Santana do Ipanema. A palestra teria servido ainda para mostrar a evolução da formação proporcionada pelo curso de Economia da unidade, que em menos de duas semanas teve dois estudantes aprovados para o Mestrado em Economia Aplicada do Campus A.C. Simões, em Maceió, além de outras duas estudantes selecionadas para a fase final do Desafio Universitário do Sebrae.

“Sem dúvida eu credito esse sucesso a enorme vontade que meus alunos possuem de incrementar suas vidas com um curso superior e transformar a realidade em que vivem (até o momento, todos os TCC's apresentados no curso de Economia se preocuparam em analisar e propor intervenções para suas realidades); a enorme capacidade que fica latente quando não há oportunidades mas que aflora; pela força e vibração dos colegas professores e técnicos na realização de seu trabalho”, afirmou.

Sobre o palestrante

Professor de Economia Política e Economia Aplicada na Universidade de Nápoles, doutor e pós-doutor em Economia pela Universidade de Roma, Francesco Schettino esteve no Brasil para uma palestra na Universidade de São Paulo (USP) e para assinar um convênio com a Faculdade de Serviço Social da Ufal, em Maceió.

O convite para sua presença em Santana do Ipanema foi feito pelo professor José Menezes Gomes, vice-coordenador de Economia da Ufal naquela unidade de ensino, que contou também com o apoio do Centro Acadêmico de Economia.