ICBS promove 30ª edição da Semana de Biologia

Evento será de 2 a 4 de dezembro no Campus A.C. Simões

17/11/2015 19h15 - Atualizado em 17/11/2015 às 19h17

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove a 30ª edição da Semana de Biologia (Semabio). O evento, que conta com variada programação, será realizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, entre os dias 2 e 4 de dezembro. Neste ano, 400 vagas estão sendo oferecidas e as inscrições já estão abertas podendo ser feitas por meio do endereço eletrônico. Os interessados podem se inscrever até o dia do evento ou enquanto estiver vagas disponível.

Segundo os organizadores, a Semana de Biologia busca difundir conhecimento científico, tecnológico e de inovação entre os seus participantes. “Além de contribuir para a formação dos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e áreas afins da Ufal e de outras Instituições locais de Ensino Superior (públicos-alvo da Semana de Biologia), por meio do aprofundamento e complementação em áreas específicas do conhecimento”, explicaram.

Os interessados em participar, podem ainda, submeter trabalhos para apresentar nas modalidades oral e pôster e as recomendações para tal podem ser lidas em anexo. “As apresentações serão avaliadas por dois avaliadores, e a média da nota da avaliação por pares será utilizada para classificação dos trabalhos e seleção dos melhores em cada área de interesse, graduação e modalidade. Os melhores trabalhos serão premiados em Sessão Solene de Encerramento do Evento”, disseram os organizadores do evento.

Para mais informações entre em contato com os organizadores do evento pelo e-mail: semabio.ufal@gmail.com.

Prêmio de Fotografia e Ilustração Científica

A 30ª Semana de Biologia do ICBS contará com palestras, mesas-redondas e haverá, também, oficinas, mostras científicas, além do Prêmio Gabriel Skuk de Fotografia e Ilustração Científica, que visa também, estimular a prática da fotografia e ilustração da natureza com um caráter didático e de cunho cultural, além de promover a divulgação de imagens da biodiversidade do estado de Alagoas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 deste mês pelo envio do comprovante de inscrição no evento, além da ficha de inscrição disponível no anexo abaixo para o e-mail sembioufal30@gmail.comNo e-mail, o candidato deve colocar como assunto o título do Prêmio. As imagens devem ter como tema Biodiversidade de Alagoas e estar em formatos JPEG ou PNG. Mas, também podem ser anexadas no formulário no ato da inscrição. Podem participar apenas os inscritos no evento e está vetada a participação de qualquer membro da Comissão Organizadora.

As fotos enviadas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por quatro jurados que considerarão a originalidade, a fidelidade ao tema, a qualidade gráfica e a composição fotográfica; já as ilustrações serão avaliadas por dois jurados que considerarão aspectos técnicos e artísticos. A comissão organizadora revela ainda que cinco fotografias e ilustrações serão selecionadas para cada categoria e ficaram em exposição no hall de entrada do ICBS para uma votação dos congressistas.

O resultado e a premiação serão apresentados durante a cerimônia de encerramento da 30ª Semana de Biologia do ICBS. As fotografias permanecerão expostas até o último dia do evento e seguirão para uma exposição na Biblioteca Central (BC) por tempo indeterminado.