Hospital Universitário entrega novos espaços de atendimento à população

Presidente da Ebserh, Newton Lima Neto; reitor Eurico Lôbo e superintendente do HU, Paulo Teixeira, realizaram solenidade nesta quinta

26/11/2015 17h50 - Atualizado em 30/11/2015 às 09h06

Manuella Soares - jornalista

Em visita ao Hospital Universitário (HU), na manhã desta quinta-feira, 26, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima Neto, participou de uma série de inaugurações junto com o superintendente do HU, Paulo Teixeira e do reitor da Ufal, Eurico Lôbo. Os novos espaços ampliados e reformados em alguns setores do hospital vão atender a pacientes do SUS e alunos residentes da Universidade.

O setor de Pediatria ganhou seis leitos, reforçando a capacidade de internação nos 24 totais, sendo 18 da clínica pediátrica e seis da cirurgia. O Banco de Leite Humano do HU passou por reformas na parte estrutural, ganhando novos pisos, bancada e pintura, adequação do banheiro dos funcionários, gás encanado e um laboratório de controle microbiológico do leite coletado pelas doadoras.

Por causa das melhorias, o local recebeu uma comenda de Padrão Ouro do Ministério da Saúde, o que significa que o Banco segue todos os padrões de normas vigentes, além de ter condições de aumentar o número de coleta, processamento e distribuição do leite com mais conforto para as doadoras. Uma delas é Tatiana da Silva Soares, de 30 anos, que durante o puerpério do filho que está na UTI neonatal, vai ao Banco de Leite fazer a coleta. “É uma sensação muito boa, porque é prazeroso poder ajudar outras crianças”, comentou.

Enfermaria exclusiva para parto normal

Pensando no bem estar das mulheres que se preparam para dar à luz, o Hospital Universitário, credenciado à Rede Cegonha, inaugurou uma enfermaria exclusiva para parto normal. É o Espaço Bem Nascer, que vai contar com o apoio de enfermeiras obstétricas numa assistência humanizada e segura, em todos os momentos de evolução do parto. A estrutura é projetada para dar o direito à mulher escolher a posição que terá o seu bebê.

A meta é chegar a reduzir o número de cesarianas para 35% dos partos realizados no Hospital. Hoje o número é bem superior a este recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo mais da metade de partos cesárias. “Como ainda recebemos muitos pacientes de risco, esse percentual ainda é alto, mas queremos voltar a ter índices melhores”, explicou Sônia Cândido, uma das responsáveis pelo setor.

Mais inaugurações e homenagem

Durante a visita do presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, houve a inauguração de uma sala de aula para os residentes do curso de Medicina e demais alunos da área de saúde que utilizam o HU como prática de ensino. A sala recebeu o nome do professor aposentado da Ufal, Carlos Henrique Tavares, que teve grande influência na comunidade acadêmica e deixou muitas contribuições para a pediatria do Hospital. “Eu fico muito feliz por receber essa homenagem em vida e por esse espaço ser aqui no nosso HU, porque significa que é o ensino perto dos pacientes”, falou emocionado.

Houve ainda a inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem Professor Eduardo Jorge, que engloba equipamentos com tecnologia última geração e que já estão em funcionamento à serviço da comunidade, como tomógrafo, ressonância magnética e equipamentos de ultrassonografia e raio x telecomandado.

Com tudo isso, o superintendente do HU agradeceu o apoio e trabalho da equipe que presta serviço à população. “O atendimento melhorou muito e está ficando cada vez melhor com esses mais de 700 novos funcionários que chegaram ao Hospital Universitário. A população alagoana está encontrando portas abertas por profissionais da estirpe desses que estão aqui”, destacou Paulo Teixeira.

“O HU tem sido referência para a população alagoana, então, todas as vezes que eu chego aqui e vejo esse movimento de crescimento, de aceleramento e de colocar à serviço da sociedade um conjunto de equipamentos e profissionais que melhoram a qualidade de vida daqueles que mais precisam, é sempre uma honra muito grande”, comentou o reitor da Ufal, Eurico Lôbo.

O presidente da Ebserh também fez questão de destacar o esforço em conjunto dentro do Hospital. “Quero agradecer a cada um o trabalho que vocês vêm desenvolvendo e, que, a olhos vistos, está transformando a realidade assistencial e acadêmica deste hospital universitário. Em dois anos de Ebserh estamos conseguindo entregar a cada dia mais serviços com condições mais adequadas, mais dignas. Isso é o que dá mais motivação para continuar esse projeto espetacular de uma empresa exclusivamente pública, que atende, exclusivamente, o SUS e que tem, exclusivamente, a sua força de trabalho concursada”, finalizou.