Entre quiosques e cantinas, campus oferta variedade de lanche rápido para usuários

Veja nossa lista de quanto custam e onde estão os melhores lanches do Campus A.C. Simões

11/11/2015 10h41 - Atualizado em 12/11/2015 às 21h24
Em frente ao bloco 13 estão duas cantinas, numa delas está Eraldo Oliveira, seu suco natural de laranja e o melhor molho de tomate do Campus A.C. Simões

Em frente ao bloco 13 estão duas cantinas, numa delas está Eraldo Oliveira, seu suco natural de laranja e o melhor molho de tomate do Campus A.C. Simões

Jhonathan Pino - jornalista 

Dizem por aí que “a hora do lanche é a hora mais feliz”. Mas será que isso é verdade para quem estuda na Universidade Federal de Alagoas (Ufal)? E quando bate aquela fome e você percebe que o Restaurante Universitário ainda não está aberto, o que se deve fazer? Foi pensando em solucionar esse mal que assola todos os dias àqueles que não aguentam esperar pela hora do almoço, ou do bendito jantar, que a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) iniciou um processo de regularização das cantinas e lanchonetes, há pelos menos cinco anos. Só neste mês de outubro, o Campus A.C. Simões ganhou três novos quiosques e em novembro serão ao menos duas lanchonetes e outros dois quiosques distribuídos pelas unidades. Mas por onde começar? 

Se a fome bateu no meio do caminho, a avenida central do Campus oferece comodidades: logo na entrada, em frente ao bloco de Direito, é possível conhecer dona Cicera Dias e o Adiilson dos Santos. Há 13 anos trabalhando por aqui, o casal garante que têm os melhores pães pizza da universidade. “O mais vendido de todos é o de frango com milho, catupiry e cheddar”, nos conta Cicera. 

Se andar mais um pouquinho, logo em frente a Tenda Cultural, estão Marcos e Marisa Morais (mãe e filho), trabalhando há pelo menos uma década no local. Com eles, são cinco pessoas entre a produção e venda de lanches e as sobremesas mais conhecidas da Ufal. Você duvida? Marcos diz que seus sanduíches na baguete e naturais, suas coxinhas de charque e seu bolo de pote não têm para ninguém. 

Ainda continua insatisfeito? Basta literalmente atravessar a rua, lá estará mais um quiosque na Praça dos Bancos, que assim como o bloco de salas de aulas da Fale, recebeu um novo quiosque com um vendedor que todos nós já conhecemos. Seu José Crecêncio, por exemplo, vendia seus salgados em frente ao bloco de Educação Física há 10 anos, mas agora só é possível comer os seus exclusivos tortiletes entre os novos blocos do fundão do campus, das 12h às 21h. 

Jogando conversa fora 

Mas se você tem um tempinho a mais para sentar e lanchar enquanto conversa com os amigos, anota aí as opções: em frente do Bloco 13 tem a cantina do Eraldo Oliveira. Aluno de Administração da Ufal, ele quer colocar em prática novas estratégias para melhorar os serviços. Além do suco de laranja, que só pode ser encontrado por lá, ele incrementa no molho de tomate, que tem melhor qualidade em relação às outras cantinas, para dar sabor aos seus salgados. 

O suco de polpa de frutas também é o produto mais vendido pela cantina de Deise Ferreira e Ubiratan Saaverda, o nosso querido “Bira”. Eles estão no Centro de Tecnologia (Ctec) há 14 anos e além de servir almoço, ofertam lanches das 7h às 19h30. O local é recomendado para aqueles que perderam a hora do almoço. Até as 15h ainda é possível encontrar aquela lasanha que só o Bira pode levar para você. 

Se as histórias acima já são de longos relacionamentos entre os comerciantes e a Ufal, imagina a de José Ronaldo Freire, que há 23 anos tem seus salgados vendidos por aqui. Durante 18 anos ele esteve no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), mas com o processo licitatório, foi realocado para o espaço que fica entre o Instituto de Matemática e a Faculdade de Serviço Social (FSSo), onde atualmente vende como água sua torta salgada de frango e suas coxinhas “sequinhas” de frango com catupiry. 

Fidelidade também resume a história de José Alexandre com a Ufal. Há 25 anos ele é proprietário da única lanchonete-restaurante do Centro de Educação (Cedu) e passou por várias etapas da unidade. “Quando comecei no prédio antigo, a gente funcionava apenas dois horários, porque a noite não tinham cursos. Quando as novas salas começaram a funcionar, o restaurante foi transferido para novo local e ampliamos nosso horário das 7h às 21h”, relata Alexandre. No local além de almoço e jantar, também é possível encontrar uns salgados a R$3,00. 

Outros quiosques estão em processo de instalação no antigo Csau, no Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) e outro no bloco de salas de aulas 2, ao lado da Fale, além do Bloco João de Deus. O Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBs) e o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) estão com os espaços em reforma e nos próximos dias estarão com novas lanchonetes em funcionamento. Além disso, o Centro de Interesse Comunitário (CIC) receberá em breve uma franquia da Subway. 

Todos eles foram cadastrados ou participaram de processos licitatórios da Ufal, que procurou organizar os serviços de alimentação dentro do Campus. A.C. Simões, ao mesmo tempo proporcionar a possibilidade de os comerciantes continuarem com seus negócios. 

A Sinfra ainda informou que já existe um cronograma prévio de instalação do serviço nos Campi Agreste e do Sertão e em suas unidades em quatro municipios. Com isso, a Ufal contará com mais 20 bens móveis para fins de 'Lanche Rápido'. Confira parte deles nas fotos abaixo.