Edufal lança outras oito obras de pesquisadores da Ufal na 7ª Bienal de Alagoas

Solenidade foi realizada na última terça-feira (24) no Cantinho das Ideias

25/11/2015 17h56 - Atualizado em 25/11/2015 às 18h02
Autores autografam obras publicadas com selo da Edufal

Myllena Diniz - estudante de Jornalismo com fotos de Aline Lima

Jaraguá - Na última terça-feira (25), a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lançou mais oito obras de autores vinculados à Ufal, no Café Cantinho das Ideias. Durante a Bienal, o espaço tem sido o ponto de encontro de acadêmicos de todas as áreas do conhecimento, interessados nos trabalhos mais recentes produzidos no Estado.

Os lançamentos com o selo da Edufal são Notas de história da igreja nas Alagoas, de Álvaro Queiroz; Ciências Sociais e Educação – um reencontro, organizado por Evelina Oliveira e Amurabi Oliveira; Os retornos da utopia: histórias, imagens, experiências, sob a organização de Alfredo Cordiviola e Ildney Cavalcanti; e O humor na Linguística – um estudo do gênero piada na oralidade, de Fabiana Oliveira.

Também foram publicados os livros Leitura – abordagem cognitiva, de Maria Inez Silveira e Francisco Oliveira; Humor em quadrinhos – narrativas gráficas brasileiras e argentinas em foco, de Jozeph Queiroz; Política e Mídia em discurso, de Mércia Pimentel; e Ensino da Língua Inglesa na rede pública: o básico do básico?, de Simone Makiyoma.

Para Jozeph Queiroz, a participação na Bienal é um ganho para os pesquisadores alagoanos. “O momento já é muito especial por ser o lançamento do meu primeiro livro, mas o fato de isso acontecer na Bienal é ainda mais gratificante. Essa é uma forma de fazer nosso trabalho sair das bancas da academia e chegar aos mais variados públicos”, ressaltou.

Já a obra de Simone Makiyoma, é baseada na tese de doutorado da autora. O livro revela que, apesar de ser indispensável, o ensino de inglês ainda não ocorre de modo eficiente nas escolas da rede pública. “Há várias razões para isso, mas, na maioria das vezes, isso ocorre devido a fatores políticos e econômicos, que se materializam em questões ideológicas”, explicou.

Segundo ela, o apoio da Edufal para a publicação do estudo celebra a aproximação entre academia e sociedade. “Dessa forma, as pesquisas chegam de forma mais ampla à comunidade em geral”, destacou.