Comissão eleitoral convoca comunidade universitária para votar no segundo turno

Na votação deste dia 5 há possibilidade do voto em separado, caso haja comprovação de vínculo com a Ufal

03/11/2015 11h42 - Atualizado em 04/11/2015 às 16h40
Professor Cícero Albuquerque e o técnico Jarman Aderico, representantes da Comissão Central Eleitoral

Lenilda Luna - jornalista

Depois de um primeiro turno considerando tranquilo e sem incidentes, a Comissão Central Eleitoral se prepara para o segundo turno entre as candidatas Valéria Correia, da chapa 1, e Rachel Rocha, da chapa 2. A votação, no dia 5 de novembro, será iniciada às 9h e concluída às 21h, na maioria dos locais de votação. Apenas no Hospital Universitário, as urnas serão abertas às 8h e fechadas às 21h. Nos polos do interior, onde não há funcionamento noturno, a votação será encerrada às 17h.

Nesse segundo turno, a Comissão emitiu a Resolução 03/2015 que garante a possibilidade de voto em separado de eleitor não relacionado em lista de votantes. Para isso, deverá comprovar o vínculo com a Universidade. O servidor pode apresentar contracheque ou declaração do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), carimbado e assinado. No caso do estudante, basta levar comprovante de matrícula carimbado e assinado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) ou por sua respectiva Coordenação de curso. Confira a integra da Resolução no anexo abaixo.

Os certificados de 20h de carga horária flexível para quem participou como mesário no primeiro turno estão sendo entregues no auditório do CIC. A comissão convida os mesmos mesários a comparecerem no segundo turno, com os mesmos benefícios de carga horária, e folga de um dia para cada turno trabalhado para servidores e bolsistas. Caso haja interesse de novos mesários, é só comunicar à comissão eleitoral por e-mail cce.ufal@gmail.com.

Um problema verificado no primeiro turno foi a ausência de alguns nomes na lista de votação. Para evitar que isso se repita no segundo turno, a Comissão entrou em contato com o NTI para que sejam feitas as devidas correções. As listas de votantes por locais de votação serão publicadas ainda hoje no portal da Ufal. Caso haja necessidade de alguma correção ou acréscimo, o eleitor deve entrar em contato com a Comissão Central Eleitoral pelo e-mail cce.ufal@gmail.com ou pessoalmente, no auditório do CIC, até ao meio-dia desta quarta-feira, 4 de novembro.

Vamos votar!

A consulta pública para o cargo de reitor foi uma conquista da comunidade universitária, nos anos de abertura política após a Ditadura Militar. Esse é um importante momento para que os segmentos da Universidade possam ser ouvidos sobre qual programa de gestão querem vem implantado nos campi. A lista tríplice ainda é apresentada formalmente pelo Conselho Universitário ao presidente da República, que se compromete a referendar o nome mais votado na consulta.

No primeiro turno, o que mais surpreendeu foi a ausência de grande parte do eleitorado universitário. Apenas 8.500 votantes compareceram às urnas. No segmento de alunos é que a não participação foi mais expressiva, apenas 5.800 discentes, de quase 35 mil matriculados na Ufal, compareceram às urnas. Entre docentes, compareceram 1.052, dos 1.800 lotados na instituição. Entre os técnicos, votaram 1.236, dos 1.890 do quadro de pessoal.

No segundo turno, os organizadores do pleito esperam uma participação bem maior. "É a hora de definir quem será a próxima reitora da Ufal. Vamos fazer valer a opinião de cada integrante da comunidade universitária. Para isso, convocamos a todos para comparecerem às urnas no dia 5 de novembro", conclamou Jarman Aderico, da Comissão Central Eleitoral.