Reitor recebe estudantes de Odontologia e garante compra de material para atividades práticas

Reunião encaminhou pauta de reivindicações apresentada pela comunidade acadêmica do curso

16/10/2015 18h48 - Atualizado em 16/10/2015 às 18h52

Diana Monteiro - jornalista

O reitor Eurico Lôbo, encaminhou nesta sexta-feira, 16, o processo de compra de material destinado às ações práticas do curso de Odontologia para garantir a normalidade das atividades até o final desse semestre letivo. Durante a reunião, ele explicou que a aquisição dos itens definidos na pauta de reivindicação da comunidade acadêmica da Faculdade de Odontologia (Foufal) será feita por dispensa de licitação, para resolver, em caráter emergencial, a situação atual, que motivou uma ocupação temporária dos estudantes no prédio da Reitoria nesta manhã.

Presente na reunião, o pró-reitor de gestão institucional, Pedro Valentim, apontou a greve, que durou mais de quatro meses, como um dos entraves para compra do material indispensável às atividades práticas do curso. “O processo de compras obedece às rotinas administrativas e foi iniciado em março, mas só houve a liberação de empenho em junho, quando Ufal já estava em greve, por isso a demora", disse.

O reitor Eurico Lôbo aproveitou para dizer que o dia 3 de novembro é a data limite para o sistema de compra por parte dos órgãos federais e enfatizou que esse é o prazo que a instituição tem para empenho. "Nossa luta está sendo enorme para obedecer a essa data e, assim, garantir o dinamismo de nossas atividades”, enfatizou.

Além do reitor Eurico Lôbo e do pró-reitor de gestão institucional, Pedro Valentim, representantes de uma comissão formada por alunos e docentes do curso, representantes da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e do setor de compras da Universidade estiveram presentes na reunião.

Com o processo de compra mais rápido, a previsão é de que na próxima semana a situação seja regularizada. Na oportunidade, o reitor Eurico Lôbo sugeriu a formação de uma comissão também com representação estudantil para acompanhar o processo de compra do material.