Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular abre inscrições

Pesquisadores podem cursar disciplinas em 16 instituições diferentes

29/10/2015 18h31

Jhonathan Pino - jornalista

Estão abertas as inscrições, até o dia 5 de novembro, para o Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Neste ano, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), uma das 16 instituições associadas do programa, está ofertando três vagas para o mestrado e outras três para o doutorado.

Os interessados devem levar à Secretaria do programa o formulário de inscrição, junto com os documentos pessoais e acadêmicos exigidos pelo Edital.

Caso o candidato opte pela Ufal, ele terá a oportunidade de fazer parte dos projetos de pesquisas de quatro docentes: Ana Catarina Rezende, Francis Soares, Hugo Juarez e Luciano Grillo. Eles são os orientadores da instituição, no programa, e contam com o Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), e o Laboratório de Metabolismo e Proteoma (Lamp), do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), para realizar suas investigações.

De acordo com Hugo Juarez, o programa é realizado em associação com outras instituições como forma de fortalecer a área de bioquímica no país. “Enquanto há 40 programas de pós-graduação em Química, existem apenas 16 em Bioquímica”, salientou o professor, que acrescenta: “A partir desse programa os alunos podem cursar disciplinas em diferentes instituições e realizar pesquisas conjuntas”.

Na Ufal, as investigações são realizadas na área de bioquímica de insetos, controle do metabolismo mitocondrial, lectinas bioativas e com proteases, para o processamento de alimentos, estudo de seu papel no sistema nervoso central, na hipertensão e nas peçonhas.