Pesquisas com cavalos são apresentadas no Pará e em Minas Gerais

Estudos com foco na saúde em equinos têm a coordenação do professor Pierre Barnabé, do curso de Medicina Veterinária

06/10/2015 17h25 - Atualizado em 06/10/2015 às 19h27
Pierre Barnabé, da Unidade de Viçosa, apresenta resultados de pesquisa em evento

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas destaca-se mais uma vez como referência em estudos científicos e recentemente participou de dois eventos na área de medicina veterinária com a apresentação de pesquisas realizadas na Unidade de Viçosa. Os estudos científicos, desenvolvidos sob a coordenação do professor Pierre Barnabé em equinos, integraram a programação do Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet), em Belém do Pará, e a 6ª Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dois eventos realizados recentemente.

Referência em pesquisas com foco na saúde em equinos, Pierre Barnabé apresentou no Congresso da Amazonvet os resultados dos estudos realizados na Ufal que tratam sobre Atualidades sobre Laminite Equina, Controle da Dor em Equinos e Indicações e Precauções sobre o Uso de Neurolíticos em Equinos. “Essas palestras trazem resultados da pesquisa “Avaliação clínica e motora dos equinos submetidos à infiltração perineural de composição nuerolítica”, com patente requerida no Brasil e no exterior”, destacou.

O projeto é desenvolvido com bolsa de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq que inclui o projeto pelo Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (Pibiti), “Avaliação motora de equinos submetidos à infiltração perineural de composição neurolítica”, coordenado pelo professor Pierre Barnabé.

Participam da pesquisa a aluna Jackellyne Lins, do curso de Medicina Veterinária e os alunos do curso de Engenharia da Computação, Cristopher Freitas e Clovis Nascimento, sob a co-orientação do professor André Aquino. Pierre informa que o projeto de inovação contam com a colaboração dos professores Ticiano Gomes do Nascimento, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e Tobyas Mariz, do curso de Zootecnia do Campus Arapiraca.

VET Legal

Os participantes da 6ª Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, realizada de 9 a 11 deste mês, tiveram a oportunidade de conhecer os resultados do Projeto Carroceiros VET Legal, ação de extensão implantada nos bairros da capital Vergel do Lago e Trapiche da Barra. Pierre Barnabé foi convidado para ministrar palestras sobre Projetos Carroceiros em Alagoas: Bem estar animal e subsistência humana, que aborda a problemática dos cavalos em grandes cidades, potencial de sentinelas de zoonoses e a subsistência humana associada à atividade.

Participaram também do evento internacional as bolsistas do projeto Rikartiany Cardoso, do curso de Direito; Camila Toledo, do curso de Medicina Veterinária, Heloísa Oliveira, do curso de Zootecnia e Maria Eluziana Amorim, do curso de Pedagogia. Na oportunidade a equipe apresentou o trabalho denominado Avaliação do volume globular e proteínas plasmáticas totais de equinos carroceiros de Maceió, Alagoas.