Núcleo de Estudos da Faculdade de Direito promove 2ª edição de “Faces da Militância”

Evento conta com mostra de cinema e debate de temas sociais da capital alagoana

13/10/2015 17h59 - Atualizado em 13/10/2015 às 23h01

Jhonathan Pino - jornalista

O Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Meio Ambiente, da Faculdade de Direito (FDA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza neste mês de outubro a 2ª Mostra de Cinema Faces da Militância. Entre os dias 27 e 30, serão exibidos e debatidos curtas metragens, em sua maior parte realizados em Maceió, ou dirigidos por alagoanos.

Os curtas abordam temas como a segregação socioespacial, a violência urbana, a criminalização e a resistência dos movimentos sociais urbanos e rurais na capital alagoana. De acordo com a página do evento, a Mostra busca “somar esforços para divulgação da cinematografia local, buscando identidade entre o público, as imagens e os discursos; oportunizar condições de revelar, a partir das imagens, as estruturas objetivas de dominação e o seu caráter normalizador das relações sociais”.

O espectador ainda terá oportunidade de ouvir as abordagens apresentadas pelo filme sob o ponto de vista acadêmico, como também dos próprios representantes dos movimentos sociais locais. “O evento pretende possibilitar o diálogo e a troca de experiências, que permita a expressão da diversidade e o fortalecimento das articulações sociais”, disseram os organizadores na página de divulgação.

A Mostra acontece no Museu de Imagem e Som de Alagoas (Misa) e as entradas para os quatro dias de exibições são gratuitas. Para os alunos de graduação, a atividade contará como 20h de extensão.

Veja a programação e mais informações na fanpage da Mostra