Ufal lança 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Evento deve atingir público de 300 mil pessoas em dez dias de programação gratuita para o público

30/09/2015 18h35 - Atualizado em 30/09/2015 às 19h11
Cantor Júnior Almeida emocionou os convidados com algumas de suas canções

Graça Carvalho - jornalista colaboradora

A programação e a mega estrutura da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontecerá entre os dias 20 e 29 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, 30, num café da manhã que reuniu profissionais da imprensa, intelectuais e artistas alagoanos, autoridades, patrocinadores, parceiros e apoiadores do evento no Maceió Shopping.

Com entrada franca, a Bienal deve atingir 300 mil pessoas, em dez dias de evento. O público terá a sua disposição uma programação diversificada de palestras, mesas-redondas, performances literárias, seminários, oficinas literárias e de criação (com emissão de certificados), bate-papo com autores e autoras nacionais e internacionais, mostra de cinema, apresentações culturais e espetáculos infanto-juvenis, além de 300 mil títulos dos mais variados temas.

Tudo isso reunido em cinco salas temáticas e mais cinco auditórios do Teatro Gustavo Leite somado ao espaço da feira com 133 estandes de editoras universitárias e comerciais do Brasil e do exterior, quatro auditórios temáticos, além da Praça de Autógrafos para autores independentes e um Farol com sistema de som especialmente concebido para aguçar o gosto do visitante pela poesia e divulgar os poetas alagoanos.

Toda a ambientação da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, concebida pela arquiteta Inês Amorim e o cenografista Agélio Novaes, também será um espetáculo à parte, convidando o visitante a interagir com o cenário de época e portais de poesia, que homenageiam os 200 anos da cidade de Maceió.

Durante o lançamento oficial do evento, a professora Stela Lameiras, diretora da Editora da Ufal (Edufal) e responsável pela concepção e execução do evento, lembrou que a Bienal alagoana é o única do gênero no país promovida por uma universidade e já se consolidou no calendário de eventos do Estado de Alagoas.

Destaques e programação

Entre os autores e personalidades que vão interagir com o público adulto da Bienal, estão Mário Sérgio Cortella, Eliana Kefalás, Cícero Péricles, Nilton Resende, Luiz Sávio de Almeida, Michel Agier (França), Raul Calane e Silvestre Sechene (Moçambique). Especialmente para o público infantil, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Clarice Freire e Pedro Gabriel, entre outros, com destaque para o espetáculo A Princesinha Mimada e o Dragão Malvado.

Como ocorre a cada edição da Bienal, também foram incluídos na programação uma série de eventos paralelos, a exemplo do 21º Seminário IGBÁUBUNTU Afrointernacional, Fórum Mestre Zumba, Semana de Pedagogia, 1ª Jornada de Geografia, Seminário de Serviço Social, 7º Encontro Nacional de História da Ufal e 2º Colóquio Pibid/História, Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e atividades do movimento Ufal em Defesa da Vida e do Núcleo Temático Mulher e Cidadania (NTMC).

Para conferir os detalhes da programação e ficar por dentro dos bastidores da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, basta acessar o site e para ver as notícias e novidades, acesse o blog. Outra dica é ficar de olho nas redes sociais do evento no Instagram, FacebookTwitter, Snapchat – #bienalalagoas e Periscope – @bienalalagoas) para ir se informando sobre tudo o que foi preparado e compartilhar com familiares e amigos.

Leia também: Edufal lança programação da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Patrocinadores e convidados destacam a importância da Bienal.

7ª Bienal de Alagoas aposta nas redes sociais para interagir com o público.