Ufal e Secretaria de Segurança Pública do Estado renovam parceria

Dentre propostas de protocolo está a oferta de mestrado para profissionais da área

30/09/2015 18h14 - Atualizado em 30/09/2015 às 18h19
Coronel Vinicius Gomes e Emerson Moura disseram que estudantes de Educação Física da Ufal serão chamados para práticas de atividades desportivas com os agentes da agentes da Segurança Pública

Jhonathan Pino - jornalista

Depois de dois anos de parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado, representantes das duas instituições se reuniram para firmar a renovação de convênio por meio de um protocolo de intenções. A reunião aconteceu na segunda-feira (28) no gabinete do reitor Eurico Lôbo e contou com a participação do secretário Executivo de Políticas Públicas, coronel Vinícius Gomes e do chefe de Qualidade de Vida e Segurança, Emerson Moura.

O coronel elencou como principais tópicos dessa parceria, a atuação conjunta das instituições na articulação de projetos de pesquisas, promoção de eventos e cursos de capacitação de servidores, além da criação de uma pós-graduação voltada para os profissionais da área de segurança pública.

Trata-se de um acordo bem amplo, chamado popularmente de guarda-chuva, onde se pactua a intenção de ambos os lados. Possibilita, a partir daí, montar todos os convênios para algumas demandas específicas. Algumas já vêm acontecendo, por exemplo, a gente já desenvolveu um projeto de qualidade de vida do servidor, por meio de uma pesquisa grande, contando com professores da Universidade Federal e servidores da segurança pública”, lembrou o coronel.

O secretário ainda destacou que tem a intenção de tornar uma prática comum o compartilhamento de instalações e recursos humanos entre as duas instituições. Ele afirmou que a secretaria tem interesse em se utilizar das instalações esportivas da Universidade, como também de servir de campo de estágios para os estudantes. “Estamos vindo para possibilitar novos convênios, um deles é montar um mestrado, uma pós-graduação na área de segurança pública, para que os nossos cursos Superior de Polícia e de Aperfeiçoamento de Oficiais, possam ser desenvolvidos aqui”, planeja o secretário.

Parceria já apresenta primeiros resultados

Em 2013, a Ufal foi convidada para realizar uma pesquisa de avaliação da qualidade de vida, segurança no trabalho e a saúde dos servidores da Segurança Pública. No último mês de maio, após mais de um ano de entrevistas e visitas técnicas realizadas por uma equipe multidisciplinar de professores, ela foi finalizada e entregue à gestão da secretaria. Integrantes do grupo de pesquisa, os professores Ricardo Silva, Elaine Pimentel e Ruth Vasconcelos estiveram na reunião e comentaram parte dos dados que foram entregues num relatório de 500 páginas.

É um produto da secretaria. A Universidade foi contratada e, por meio da Fundepes [Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa], executar essa pesquisa. Entregamos em forma de relatório, com 500 exemplares e, desde então, a Secretaria está aguardando para fazer a divulgação”, relatou o coordenador da pesquisa, Ricardo Silva.

Nela, os pesquisadores avaliaram o cotidiano em mais de 80 espaços, entre batalhões e delegacias, e investigaram desde aspectos físicos, como medições de temperatura, qualidade do ar e iluminação até os relacionamentos interpessoais dos agentes. “Nós valorizamos muito a dimensão qualitativa, no sentido de aprender essa dimensão subjetiva: como os operadores se sentem no exercício de sua profissão, as situações de risco, estresse, os níveis de satisfação, realização e frustração. Nós tivemos acesso a um material riquíssimo e fizemos um diagnóstico da qualidade de vida desses profissionais”, disse Ruth Vasconcelos.

Conforme os professores, o relatório tem a capacidade de levantar propostas de melhoria para a qualidade de vida dos agentes. “A compreensão de toda a equipe é que pensar na segurança pública do Estado de Alagoas e como melhorá-la pressupõe pensar nesses sujeitos; em que estratégias utilizar, para que esses profissionais tenham o apoio para o bom desenvolvimento no seu trabalho”, frisou Ruth.